Jornada de Gênero, Teatro e Cinema exibe e debate Boys Don’t Cry

09/06/2011 08:14

Será realizada nesta sexta-feira, 10 de junho, mais uma edição da Jornada de Gênero, Teatro e Cinema, com exibição do filme Boys Don’t Cry [Meninos não choram]. Gratuito, o encontro acontece às 19h, na Fundação Cultural Badesc.

A promoção é do Grupo de Estudos Teatro e Gênero – Pesquisa Poéticas Feministas do Centro de Artes da Udesc, coordenado pela professora Maria Brígida de Miranda. A organização é da professora Maria Brígida, em parceria com as docentes Fátima Costa de Lima (Ceart/Udesc/Cin-Unisul) e Janaina Träsel Martin, do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC.

As Jornadas de Gênero, Teatro e Cinema são realizadas mensalmente e têm a finalidade de discutir questões de gênero por meio da análise de obras teatrais e cinematográficas. A cada sessão convidados discutem a obra apresentada, por meio da perspectiva dos estudos de gênero.

Apesar do caráter acadêmico do evento, ligado à linha de pesquisa Linguagens Cênicas, Corpo e Subjetividade, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Udesc, sua realização em um espaço cultural no centro da cidade de Florianópolis, com acesso gratuito, visa a promover a experiência estética com obras de vanguarda pouco difundidas nos meios de comunicação habituais. Busta também a divulgação da pesquisa universitária na comunidade e receber desta mesma comunidade impressões sobre temas que alimentam a pesquisa acadêmica e, muitas das vezes, lhe dão maior sentido e relevância.

Saiba Mais:

Boys Don’t Cry (1999), [Meninos não choram] dirigido por Kimberly Peirce e coescrito por Andy Bienen é um drama romântico baseado na vida da norte-americana Brandon Teena, uma transgênero masculina que desenvolve um relação amorosa com outra mulher.

A trágica história de Brandon ganha belos contornos nas atuações de Hilary Swank (Oscar de Melhor Atriz) e Chloë Sevigny (Indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante). A película coloca-se como um libelo pela opção de identidade de gênero e uma contundente denúncia contra os atos violência de gênero.

Duração – 114 minutos
País – EUA

Convidados para o diálogo:

Leon de Paula – Ator da companhia teatral “Teatro sim, por que não?”. Doutorando em Teatro (PPGT/UDESC); Mestre em Teatro (UDESC/2007-2009) e Licenciado em Educação Artística, com Habilitação em Artes Cênicas (UDESC/CEART/2000).

Brígida Miranda – Ph.D. em Teatro pela La Trobe University (Austrália, 2004), Master of Arts in Theatre Practice pela University of Exeter (Inglaterra, 1995) e Graduada em Licenciatura em Educação Artística, Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (1993). Professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina, nas áreas de Interpretação e Direção Teatral, pesquisa nas áreas de teatro feminista e gênero; treinamento de atores e interpretação para teatro e cinema.

Tags: Jornada de GêneroTeatro e Cinema