Na mídia: Obras na UFSC em janeiro
Na segunda quinzena de janeiro, devem finalmente começar as obras do Campus da UFSC em Joinville. A previsão é do escritório técnico administrativo da universidade, órgão que cuida do projeto.
A previsão, otimista, leva em conta o resultado de uma licitação encerrada dia 18/12. A Terraplanagem Kohler venceu a concorrência para fazer a primeira obra no terreno na Curva do Arroz: a terraplenagem de cerca de 300 mil m² de área. A empresa tem sede em Navegantes e trabalha especialmente no Vale do Itajaí.
O resultado ainda não é definitivo. Até porque as outras nove empresas que concorreram podem entrar com recurso. Elas têm até o dia 24 de dezembro, véspera de Natal, para fazer isso.
A vitória da empresa de Navegantes foi apertada.Os R$ 2,99 milhões foram apenas R$ 27 mil a menos que o valor ofertado pela Volgensanger Terraplenagem, de Joinville. Ganha quem oferece o menor preço.
Por enquanto, a empresa de Joinville não vai questionar o resultado. “A minha equipe deu uma olhada na documentação deles, e a princípio está tudo certo”, disse o dono, Márcio Volgensanger. Ainda assim, as outras oito perdedoras podem fazê-lo.
A UFSC tem pressa para começar a obra. São pelo menos seis meses de atraso em relação ao cronograma inicial. Em março de 2011, a primeira etapa do campus precisa ficar pronta. São salas de aula, prédio administrativo, laboratórios e biblioteca, que ficarão ao redor de uma praça central, redonda.
Antes de começar a obra, é preciso acelerar também a parte ambiental. A UFSC já encaminhou, mas ainda não tem a aval da Fundema para começar a obra. Será preciso, também, um alvará de terraplenagem, dado pela Seinfra, após estudo do projeto. “Sem esses documentos, eles não podem botar máquinas no terreno”, diz o geólogo Rodrigo Cardoso, da Fundema.
Por Rodrigo Stüpp/ Jornal AN Joinville
rodrigo.stupp@an.com.br