Departamento de Química tem diversos representantes no Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia
Lançado em julho de 2008 para mobilizar e agregar grupos de pesquisa em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país, o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia tem a participação de diversos professores da UFSC. A Universidade é sede de quatro institutos e participa de diversos outros por meio de seus professores. Na área de Química, por exemplo, além de propor, sediar e coordenar o INCT em Catálise e Sistemas Nanoestruturados, professores do Departamento de Química participam de outras quatro iniciativas que têm como desafio fazer avançar a ciência, a tecnologia e a inovação.
Rede em Bioanalítica
O professor Eduardo Carasek é o representante da UFSC no INCT de Bioanalítica, uma rede de pesquisa formada por 33 grupos de diferentes instituições de Ensino Superior brasileiras. O objetivo é consolidar a Química Bioanalítica no Brasil, colocando o país entre os líderes no desenvolvimento de ferramentas de análise necessárias para diagnósticos clínicos, testes bioquímicos, farmacológicas e avaliações ambientais. As atividades incluem o estudo e a aplicação de metodologias para análises químicas voltadas a problemas de genômica, proteômica e metabolômica (a análise das substâncias produzidas pelo metabolismo, área nova que se propõe a conhecer em detalhe os resultados químicos dos processos celulares). Desenvolvimento de novos mecanismos para diagnóstico de drogas proibidas no esporte; para investigações das diferenças entre indivíduos saudáveis e bipolares e identificação de proteínas com diferentes expressões em amostras de soja transgênica e não transgênica estão entre as frentes de trabalho.
Químicos nas ciências do mar
Grande parte dos impactos ambientais dos últimos anos é resultado da disposição inadequada de substâncias tóxicas. Essa problemática faz da Química disciplina estratégica na compreensão de processos oceanográficos envolvendo a dinâmica do mar. O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Transferência de Massa Continente-Oceano integra pesquisadores que colaboram com pesquisas nesse campo. O professor Luiz Augusto dos Santos Madureira, do Departamento de Química da UFSC, integra o desafio de desenvolver estudos sobre transporte, transformações e destino de sedimentos, nutrientes, matéria orgânica e metais do continente para o mar na costa leste-nordeste brasileira. Um dos objetivos é avaliar o impacto desses processos nas cadeias produtivas locais e processos naturais, subsidiando políticas públicas e o desenvolvimento sustentado regional, ampliando resultados gerados anteriormente pelo Instituto do Milênio Estuários.
Energia e ambiente
O INCT de Energia e Ambiente tem a participação dos professores da UFSC Adilson José Curtius e Bernhard Welz. Vinculado ao Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente da UFBA, esse Instituto atua também na forma de rede nacional, desenvolvendo estudos sobre preparação de biocombustíveis e valorização de produtos associados. Formulação e certificação de combustíveis e de misturas de combustíveis fósseis e biocombustíveis; a combustão em motores e o impacto dos gases e material particulado, em escala micrométrica e nanométrica, emitidos na atmosfera de centros urbanos brasileiros são focos das investigações. Os esforços desse INCT também estão voltados à análise do ciclo de vida de combustíveis, com ênfase em sequestro e conversão de carbono e análises de impactos e toxicologia.
Engenharia de Superfícies
O professor Valdir Soldi, que integra o Grupo de Estudos em Materiais Poliméricos, é o representante da UFSC no INCT de Engenharia de Superfícies. Entender e dominar os fenômenos de superfícies e transformar o conhecimento consolidado da área de Engenharia de Superfícies em produtos, processos e serviços, gerando valor econômico, estão entre as metas, assim como formar recursos humanos e disseminar o conhecimento sobre essa área. Esse campo é bastante desenvolvido na indústria de países tecnologicamente avançados e permite agregar valor a produtos, melhorar o seu desempenho e produzir soluções avançadas para setores como aeronáutico e aeroespacial, gás e óleo, metal-mecânico, e biomédico.
Por Arley Reis / Jornalista da Agecom
Fotos: Jones Bastos / Agecom
Mais informações:
INCT de Catálise em Sistemas Moleculares e Nanoestruturados (sede na UFSC)
Coordenador: Faruk José Nome Aguilera / e-mail: faruk@qmc.ufsc.br / (48) 3721-6844 ramal 227
INCT Bioanalítica
Eduardo Carasek / (48) 3721-6845 Ramal: 207 / carasek@qmc.ufsc.br
INCT Transferência de Massa Continente-Oceano
Luiz Augusto dos Santos Madureira/ (48) 3721-6844 Ramal: 220 / madureira@qmc.ufsc.br
INCT de Energia e Ambiente
Adilson José Curtius / (48) 3721-6842 / e-mail: curtius@qmc.ufsc.br
Bernhard Welz / (48) 3721-9964
INCT de Engenharia de Superfícies
Valdir Soldi / (48) 3721-9219 Ramal: 214 / vsoldi@qmc.ufsc.br <vsoldi@qmc.ufsc.br>
Saiba Mais:
Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia com sede na UFSC:
– Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Catálise em Sistemas Moleculares e Nanoestruturados (INCT-CMN)
Coordenador: Faruk José Nome Aguilera / e-mail: faruk@qmc.ufsc.br / (48) 3721-6844 ramal 227
– Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital (INCoD)
Coordenação: Aldo von Wangenheim – e-mail: awangenh@inf.ufsc.br/ Fones: (48) 3721-9516-R17 (LAPIX) / (48)3721-9117/8158 (Telemedicina)/ (48) 3721-6594/6605 (NTDI)
– Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Refrigeração e Termofísica
Coordenação: Alvaro Toubes Prata. Contato: Jader Barbosa Jr – Polo Laboratórios / e-mail: jrb@polo.ufsc.br / Fone: (48) 3721-9397
– Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Brasil Plural
Coordenação: Esther J. Langdon / e-mail: estherjeanbr@yahoo.com.br/ Fone (48) 3721-9714 – ramal 26