Quarteto Cruz e Sousa na Igrejinha da UFSC
R. Des. Vítor Lima
117 - Trindade, Florianópolis - SC
88040-400
A Igrejinha da UFSC recebe o Quarteto Cruz e Sousa no dia 12 de novembro, quarta-feira, às 20h. O grupo de formação clássica é composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e busca democratizar o acesso à música de câmara em Florianópolis. A apresentação na UFSC será a última de um ciclo com concertos no Ribeirão da Ilha, na Lagoa da Conceição e no Estreito. Os eventos são gratuitos e abertos ao público de todas as idades. A programação completa está disponível aqui.
Os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela Udesc e atua na Camerata de Florianópolis.
O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.
“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.
As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.
Sobre os músicos
Allan Jordam é violinista natural do Rio de Janeiro, estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.
Érico Schmitt é bacharel em violoncelo pela Udesc e violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sido líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.
João Titton é violinista e professor na Udesc com mestrado pela University of Cincinnati. Foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.
Lucas Ropelato é violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina
Pedro Bernardoé violista e bacharelando em Música pela Udesc, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de professores renomados.
Acesse o cronograma das apresentações.































