Cine Paredão: ‘Concerning Violence’

22/09/2025 11:23
Quando:
26 de setembro de 2025@19:00 – 20:00
2025-09-26T19:00:00-03:00
2025-09-26T20:00:00-03:00
Onde:
Bosque do CFH
UFSC
campus Trindade
Florianópolis
Custo
Grátis

O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o documentário Concerning Violence, de Göran Olsson, na sexta-feira, 26 de setembro, às 19h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

A obra narra eventos dos movimentos nacionalistas e de independência africanos nas décadas de 1960 e 1970, resgatando materiais de arquivo então recém-descobertos que cobrem momentos da luta pela libertação do domínio colonial. O documentário apresenta os mecanismos de descolonização através de imagens e com trechos do livro Os Condenados da Terra, de Frantz Fanon.

A exibição é uma parceria com a Exposição Internacional AntiColonial 2025, realizada pelo Grupo de Pesquisa Artes e Mestiçagens Poéticas da UFSC, com curadoria de Giovana Zimermann. A mostra reúne trabalhos de artistas da África, Índia, Bangladesh, México, Peru, País Basco e Brasil que questionam estruturas coloniais e celebram narrativas dissidentes. As obras serão projetadas, antecedendo a exibição do documentário.

Mais informações no Instagram do projeto.