Palestra: O grande cometa de janeiro de 1910
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)
O Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (GEA/UFSC) promove nesta sexta-feira, 11 de abril, às 20h, no Planetário da UFSC, a palestra O grande cometa de janeiro de 1910. O evento, com Antônio C. de Lucena, relembra como no final de 1909, início de 1910, o mundo aguardava a passagem do Cometa Halley, cujo periélio estava previsto para 20 de abril daquele ano, o que realmente aconteceu na data prevista.
Entretanto, em 12 de janeiro de 1910, após a sua conjunção com o Sol, surgiu no céu um enorme cometa, extremamente brilhante e que podia ser visto a olho nu durante o dia, e que fez o seu periélio em 17 de janeiro de 1910. Devido a isto, para a posteridade, este cometa foi, e ainda é confundido com o Cometa Halley.
Sobre o GEA
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) é uma associação de astrônomos amadores, sem fins lucrativos, que mantém cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com atividades de divulgação da Astronomia e Ciências Afins, através de palestras, cursos, observações públicas, entre outras. Suas atividades ocorrem no Planetário da UFSC.
Mais informações no site do GEA ou no grupo do Facebook.