Projeto 12:30 volta nesta quarta-feira
Depois de dois meses de recesso e greve, o Projeto 12:30 retoma as atividades nesta quarta-feira, dia 17 de setembro. A banda que abre o semestre é a Bem Brasuca, que mistura ritmos como samba, rock, baião e funk. O show comemora os dois anos da banda, que até abril se chamava Everaldo e a Mundaka. O grupo valoriza sobretudo a cultura brasileira, como o nome Bem Brasuca deixa claro. As principais influências são os compositores Djavan, Caetano Veloso, Chico Buarque, Toquinho e Raul Seixas. Além de covers, a banda trabalha também com composições próprias como Planta Ouro, Com os anjos, Karachicundarundera, Everaldo e a Mundaka e Caso à parte, que estão no primeiro CD demo lançado em julho do ano passado.
Desde abril, a banda está com uma formação nova: Bruno Mello (violão e vocal), Fábio Wagner (guitarra solo e back´n vocal), Sandro Santos (contrabaixo), Guingo Freire (bateria) e Déo Lembá (percussão).
Em 2001 conquistaram o terceiro lugar no Kaiser Summer Festival, durante a etapa que reuniu bandas dos estados de Minas Gerais e de Santa Catarina. No ano passado, além de se apresentar em bares do litoral catarinense, a Bem Brasuca participou do encerramento da Feira do Meio-Ambiente, organizada pela Floram.
Este ano, os integrantes da banda estão trabalhando na produção do segundo CD demo que deve ser lançado em novembro. Neste Projeto, o grupo desenvolve “uma pesquisa mais profunda dos ritmos brasileiros, dando ênfase às variantes do samba”, como explica o baixista Sandro Santos.
O Projeto 12:30, uma iniciativa do DAC (Departamento Artístico Cultural da UFSC), surgiu em 1986 com edições esporádicas. Em 1993 adquiriu caráter semanal: toda quarta-feira uma atração diferente apresenta-se na Concha Acústica, ao meio dia e meia, em frente ao prédio do CCE (Básico).
Nesses dezessete anos, o 12:30 passou a fazer parte do cotidiano da universidade. Também firmou-se como uma das principais vitrines do cenário cultural catarinense, onde os artistas têm a possibilidade de mostrar seu trabalho para um público jovem e formador de opinião.
O interesse pelo Projeto tem aumentado a cada ano. Desde março, já aconteceram mais de 20 apresentações, em geral de bandas. No total, um público de aproximadamente 8 mil e quinhentas pessoas acompanhou as apresentações no semestre passado.
Em 2001, o Projeto 12:30 cresceu sendo criada uma versão acústica para os amantes da música de câmara, instrumental ou de shows mais leves e elaborados, onde “o clima e a apresentação ficam por conta dos próprios artistas”, diz Marco Valente, um dos coordenadores. O acústico 12:30 acontece sempre às quintas-feiras, ao meio dia e meia, no teatro da UFSC, ao lado da igrejinha.
O segundo CD do Projeto está em fase de pré-produção. O primeiro disco foi lançado no final de 1999 com 12 faixas inéditas e a participação de mais de 60 músicos. Desta vez, a idéia é realizar um trabalho mais intimista com os músicos que se apresentaram na versão acústica do Projeto.
Este ano as bandas Maria Preá, Xevi 50 e Cravo-da-Terra percorreram cinco cidades da região leste do Estado através de um desdobramento do Projeto 12:30. O Intercâmbio Catarinense, como é denominado, tem o objetivo de levar a experiência desses mais de quinze anos de trabalho para outras comunidades. Os coordenadores Clóvis Werner e Jucélia Alves comentam a dificuldade de levar este trabalho adiante: ”Outros grupos musicais e comunidades escolares têm demonstrado interesse em participar, mas é preciso apoio de mais patrocinadores”.
Quem quiser participar do Projeto 12:30 deve ligar para os telefones 331-9348/331-9447 ou procurar a secretaria do DAC, que fica no prédio do Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Mais informações no site www.dac.ufsc/projeto1230.
SERVIÇO:
Show da Banda Bem Brasuca
Onde
Projeto 12:30, na Concha Acústica da UFSC
Quando
17 de setembro de 2003, quarta-feira, às 12:30 horas
Quanto
Aberto ao público
Programa
Covers nacionais e composições próprias
Telefone
48 338-3717 c/ Bruno Mello






























