Workshop de Cianotipia neste sábado na UFSC

10/07/2003 16:35

A fotógrafa Mara Rejane Freire ministrará um worshop de Cianotipia, em turma única, neste sábado, dia 12 de julho, das 9 às 12 horas, na Casa do Divino, instalações do DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC.

Cianotipia ou Blueprint ou ainda ferroprussiato é um processo de impressão de imagens que utiliza sais de ferro para produzir suas cópias azuladas em papel ou tecido de algodão

Trata-se de um dos primeiros processos de impressão em bases de papel, que produz imagens azuladas – cian, devido aos sais de ferro, recebendo por este motivo o nome de cianotipia. Ao cientista Sir John Herschel credita-se a descoberta da cianotipia, e também do hipossulfito como fixador.

A ministrante do workshop recomenda utilizar, como negativo, transparências feitas a partir de fotografias coloridas ou preto e branco, em tamanhos variados, positivas ou negativas, o que possibilita adquirir uma imagem única ou fazer composições com superposições. Sugere ainda a utilização de negativos ou positivos “duros”, com forte contraste.

O resultado é uma forma diferente de ver e mostrar a imagem adquirida. Um trabalho de resgate dos primórdios da fotografia, que alguns buscam por romantismo, outros por curiosidade. “Eu vejo a cianotipia como uma das alternativas de enriquecer a imagética com meios outros que não os da massa industrializada. É o retorno do feito à mão.”, diz a fotógrafa.

O worshop será realizado com um mínimo de cinco participantes e máximo de 10, que deverão trazer 3 ou 4 imagens adquiridas através de xerox em transparências, no modo positivo ou negativo, em tamanhos desde 10×15 até 20x30cm. Os produtos químicos, papéis e tecidos serão fornecidos pela professora, além da apostila.

Como o processo depende da luz do sol, o curso só acontecerá se o dia estiver com sol forte. Se o dia estiver nublado ou chuvoso, será transferido para a próxima semana, dia 19. Custo: R$ 45,00

Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC de Campinas-SP, a fotógrafa tem trabalhos realizados em Portugal e cidades brasileiras de colonização portuguesa, possui fotos em diversas publicações e já participou de várias exposições no Estado de São Paulo.

INFORMAÇÕES: Departamento Artístico Cultural – Telefones 331 9348 e 331 9447.