Obra do Centro de Eventos receberá mais R$ 1,5 milhão

24/03/2003 10:44

A comissão responsável pela obra do Centro de Cultura e Eventos da UFSC já está definindo como serão utilizados os recursos da licitação que prevê a ocupação de um espaço no prédio por uma agência bancária. O resultado do processo depende de homologação, mas a proposta selecionada foi a do Grupo Santander. O contrato define a ocupação de uma área com 150 m2, por um prazo de 15 anos. Pelo uso o Banco irá repassar cerca de 1 milhão e 500 mil reais, a título de antecipação do aluguel.

Antes de optar pela licitação para a ocupação pela agência bancária, a comissão fez inúmeras tentativas de captação de recursos. Veja abaixo o histórico da obra do Centro de Cultura e Eventos.

1995-iniciam as obras, com recursos do governo federal

1996-interrupção das obras por falta de recursos

1997-sem a previsão de verbas federais, começam os trabalhos de captação de recursos através do encaminhamento do projeto ao MINC, via Lei Ruanet. Foram visitadas empresas como Hering, Ceval, Malwee, Havan, Quimisa, Renault, Cecrisa, Eliane, Portobelo. Contatos também com instituições como Unibanco, Real e Itaú. Não houve qualquer retorno positivo.

1999-Criação de comissão para trabalhar pela conclusão da obra. Projetos entregues

aos Ministérios da Cultura, Esportes e Educação. Contatos também com administradoras de Centros Comerciais. Uma das propostas, considerada não compensadora, foi descartada pela UFSC.

2000-Tentativas junto a entidades empresariais da região para aquisição de poltronas. Contatos com a CELESC para arrecadação de recursos nas contas de luz.

2001-Tratativas para viabilizar uma área comercial, a fim de obter recursos para a conclusão do auditório e demais áreas.

2002-Retomada das obras. Estudos dos projetos complementares. Prioridade para uma licitação voltada ao uso do espaço por agência bancária. Verba específica, junto ao MEC, para obras estruturais.

2003-Concorrência pública para exploração de serviços bancários. Duas propostas apresentadas. A do Grupo Santander é a vencedora, prevendo o repasse de R$ 1,5 milhão como antecipação do aluguel de 150 m2 por um período de 15 anos. Contatos também com ACIF e Governo do estado.

Centro de Cultura e Eventos da UFSC

Área construída total 8.254 metros quadrados

Espaços: comercial, exposições, auditório, cinema, oficinas de arte, administração, serviços externos

Capacidade do auditório: 1.400 lugares

Capacidade de atendimento 03 eventos simultâneos, com até 1.600 participantes

Capacidade do cinema: 200 lugares

Abastecimento de energia com painéis solares