X Seminário Catarinense de Agroecologia recebe propostas de trabalhos até 25 de abril
O X Seminário Catarinense de Agroecologia teve a chamada para envio de trabalhos prorrogada até o dia 25 de abril. Poderão ser apresentados trabalhos na forma de resumos expandidos nas modalidades trabalhos científicos, relatos de experiências técnicas e relatos de experiências populares. Um grupo de professores da UFSC Curitibanos participa da comissão organizadora do seminário, que ocorre nos dias 13 e 14 de maio, em Lages, tendo como público-alvo agricultores, técnicos, estudantes, consumidores conscientes.
O objetivo, do ponto de vista social, é valorizar experiências de produção e consumo de alimentos saudáveis, com formas de produção sustentável e com benefício econômico na agricultura de Santa Catarina e em outros setores da economia relacionados. As formas de produção e consumo serão discutidas com foco na sustentabilidade ambiental.
O tema central da edição, que terá também uma programação remota, é a relação entre alimento e saúde, destacando o papel da biodiversidade nos sistemas agroalimentares. Destaca-se o enfoque de inovação, pela apresentação de aspectos produtivos, de consumo e de interação com o ambiente, como forma de superar os desafios apresentados pela pandemia. A décima edição do seminário é um momento de reflexão sobre os caminhos já percorridos pela agroecologia e como forma de fortalecimento para os desafios que se apresentam.