UFSC integra seminário regional da Agenda 21 Catarinense
Será realizado nesta quinta-feira 07/02 o primeiro seminário regional para elaboração da Agenda 21 Catarinense, documento que deverá apontar diretrizes e subsidiar políticas públicas para o desenvolvimento do Estado a médio e longo prazo. O encontro será realizado em Santo Amaro da Imperatriz, no Jomar Hotel Fazenda entre 8h e 18h. Os seminários regionais envolvem todos os assuntos da Agenda, sendo que a UFSC é responsável pelo tema Ciência, Tecnologia & Inovação, que vem sendo discutido em reuniões específicas na UFSC desde janeiro de 2001.
No dia 25 de fevereiro, o grupo Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável, coordenado pelo diretor do Centro Tecnológico, professor Ariovaldo Bolzan, volta a se reunir, a partir de 14h, no auditório do CTC/UFSC. O objetivo será a realização de uma avaliação do 1o Seminário Regional. Mais informações sobre o assunto com professor Ariovaldo Bolzan, coordenador do assunto Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 21 Catarinense – fone 331 33 – ou com Sueli Amália de Andrade, fone 9971 0859 ou 222 4934
Acompanhe abaixo o material que será apresentado nos Seminários Regionais em Santa Catarina
AGENDA 21 CATARINENSE PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
SEÇÃO A- SUSTENTABILIDADE DO DESENVOLVIMENTO
CIÊNCIA, TECNOLOGIA & INOVAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
COORDENADOR: Prof. ARIOVALDO BOLZAN
COLABORADORA: Profª. SUELI AMÁLIA DE ANDRADE
PRINCÍPIOS, OBSTÁCULOS E DESAFIOS EM C&T&I PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE SC
Ariovaldo Bolzan, Sueli Amália de Andrade e Sérgio Boeira
Para subsidiar as propostas em C&T&I para o desenvolvimento sustentável de SC, é importante que se considere alguns princípios básicos. São de importância vital e pertinentes para comporem um Paradigma Sustentável e Humanizador em C&T&I os seguintes princípios:
PRINCÍPIOS:
· Sustentabilidade Multidimensional do Desenvolvimento e da Sociedade.
· Concepção Sistêmica e Dinâmica do Meio Ambiente (meio físico-químico, biológico e social-humano).
· Solidariedade sincrônica (com as gerações presentes) e diacrônica (com as gerações futuras).
· Responsabilidade Social e Ambiental de empresários, cientistas, pesquisadores e técnicos, voltada para o Bem Comum (Humano e da Natureza).
· Ética Multidimensional.
· Comprometimento Humano e Social.
· Educação como a base do desenvolvimento.
Em C&T&I para o desenvolvimento sustentável, alguns obstáculos precisam ser superados:
OBSTÁCULOS:
· Desvinculação dos setores de C&T&I em relação ao conjunto da Sociedade.
· Defasagem entre a cultura científica-tecnológica e a cultura das áreas sociais-humanas, com amplo predomínio da primeira, gerando a tecnociência eticamente desorientada e marginalizando as ciências humanas.
· Forte ênfase na disciplinaridade (fragmentação dos saberes) e fraca capacitação para a multi, a inter e a transdisciplinaridade (religação dos saberes).
· Forte manutenção e reprodução de sistema de aprendizado tecnológico passivo ou mimético.
· Fraco entrosamento entre Instituições de Pesquisa e Setor Produtivo.
Os desafios para se construir e desenvolver a C&T&I no estado catarinense, baseada na sustentabilidade multidimensional, capaz de gerar benefícios relevantes para a sociedade e para o meio ambiente como um todo, e que possam ser extrapolados para o País e o Mundo, são vários. Os principais são:
DESAFIOS:
· Construir uma C&T&I que considere, conjuntamente, as dimensões ecológica, social e econômica, protegendo o meio ambiente, melhorando a qualidade ambiental e de vida das pessoas e garantindo o bem-estar da sociedade.
· Substituir o sistema de aprendizado tecnológico passivo ou mimético por um ativo e complementá-lo com um sistema de inovação tecnológica.
· Substituir a estratégia de competitividade espúria (baseada em baixos salários e degradação ambiental) por uma estratégia de competitividade autêntica (baseada em melhoria da produtividade e na multi-sustentabilidade do desenvolvimento).
· Fortalecer os mecanismos de transferência de tecnologia, da academia para o setor produtivo, e os processos de interação criativa entre pesquisadores, educadores e empresários.
· Estimular o desenvolvimento de uma “ciência-cidadã”, que busque diminuir as desigualdades sociais e amplie a inclusão social das pessoas desfavorecidas na sociedade.
· Promover a interação entre Ciência & Tecnologia & Inovação com a Sociedade, não considerando-as como independentes e isoladas.
· Assumir a responsabilidade social/ambiental em C&T&I.
· Considerar a não-neutralidade axiológica da C&T&I.