Crise política do governo Lula é tema de debate
O auge das descobertas do chamado escândalo do mensalão e a recente
crise política do governo Lula levaram os professores do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC a programar para a próxima segunda, 22/8, o debate “Brasil Hoje: Crise Política do Estado ou da Esquerda?”. Com a presença de Selvino J. Assmann, Yan de Souza Carreirão, Paulo José Krischke e Héctor Leis, a mesa-redonda vai acontecer no miniauditório do 2º andar do CFH, às 18h30min.
Segundo o professor Héctor Leis, o título sugere que a compreensão da crise depende de uma avaliação: a atual crise política é do Estado (e do sistema político), da Esquerda ou de ambos? Uma resposta, diz o professor, dependerá dos palestrantes e do público, e de quais pontos serão abordados. “A política brasileira está num impasse; ela pode ser sair fortalecida ou enfraquecida. A resolução final dependerá dos atores políticos envolvidos e do comportamento público dos cidadãos”, afirma o professor e organizador de debate.
Héctor Ricardo Leis é Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, pela University of Notre Dame (EUA), e Mestre e Doutor em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É atualmente professor do curso de Pós-Graduação em Sociologia Política e do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. É também autor de diversos livros, entre eles El Movimiento por los Derechos Humanos y la Política Argentina; Intelectuales y Política: Estudio del Debate Intelectual Argentino e Modernidade no Cone Sul: Elementos para Pensar Brasil e Argentina.
Yan de Souza Carreirão doutorou-se em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, com a tese: A Decisão de Voto nas Eleições Presidenciais no Brasil (1989/98): a Importância do Voto por Avaliação de Desempenho.
É autor de dois livros sobre o assunto: A Decisão de Voto nas Eleições Presidenciais Brasileiras e Eleições e Sistema Partidário em Santa Catarina, além de ter publicado diversos artigos científicos e de dar entrevistas à grande mídia. Selvino J. Assmann é Doutor em Filosofia pela Universidade Lateranense de Roma e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC. Leciona e pesquisa sobre filosofia política, com foco nas relações entre ética e política, nas relações entre Estado e sociedade civil e no conceito de poder político.
Paulo José Duval da Silva Krischke é professor participante do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC e autor do livro Crise política, movimentos sociais e cidadania.
Mais informações: hector.leis@gmail.com ou Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas tel: 331-9405