UFSC entra na era do pregão eletrônico

12/08/2005 11:30

A partir dos próximos meses a UFSC passa a utilizar o “pregão eletrônico” – ferramenta da informática pela qual é possível comprar bens e serviços através da Internet. Para isso, a instituição ofereceu nos dias 8 e 10 de agosto, a primeira etapa do curso de capacitação para o “pregão”, ou curso de pregoeiro. A segunda etapa deve acontecer no final de setembro e (ou) no início de outubro.

O pregão funciona como uma sala de bate-papo on-line, onde as empresas participantes devidamente cadastradas apresentam pela rede, em dia e hora predeterminados, suas propostas à universidade. “É como se fosse um leilão ao contrário”, diz o pró-reitor de Orçamento, Administração e Finanças, Mário Kobus. A UFSC, quando necessitar de serviços ou bens, lançará um edital (uma licitação, como acontece com o pregão presencial), veiculado via internet, com o lance mínimo que pretende pagar pelos serviços ou mercadorias. As empresas interessadas se inscrevem no pregão e, a partir do lance do edital, fazem suas propostas (abaixo desse lance). Ao final, será apresentado “o vencedor” e a ata da sessão ficará disponível aos internautas em formato digital. A empresa que apresentar o menor lance terá seus serviços contratados.

Na primeira fase do curso estiveram presentes servidores das Pró-Reitorias, pessoal da comissão de licitação e do Hospital Universitário, da Divisão de Materiais e Serviços Gerais (DMSG), representantes dos Centros de Ensino da UFSC, Colégios Agrícolas, entre outros. O assunto principal foi o Pregão Eletrônico, Sistema de Compras e Contratos Administrativos e os participantes puderam acompanhar uma simulação de pregão através de computadores ligados a um datashow.

A segunda fase do curso vai tratar do gerenciamento dos contratos

administrativos. A empresa responsável por esta etapa de capacitação dos pregoeiros na UFSC é a Viana Consultores.

Informações: 331 9537 – Pró Reitoria de Orçamento, Administração e Finanças mkobus@reitoria.ufsc.br.

Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social – PRDHS 331-8317

Por Talita Garcia/bolsista de Jornalismo da Agecom.