Professores elegem nova direção do Andes nos dias 16 e 17

10/05/2006 09:53

Nos dias 16 e 17 de maio, aproximadamente 70 mil professores das instituições de ensino superior de todo o país elegem a direção de seu Sindicato Nacional (Andes-SN) para o biênio 2006/2008. Na UFSC, 2.500 professores sindicalizados ao Andes, através da Associação dos Professores da Universidade Federal de Santa Catarina (Apufsc), seção sindical do Sindicato Nacional, estão aptos a votar nas 15 urnas espalhadas pelo campus, além das duas que atenderão aos colégios agrícolas de Araquari e Camboriú nos dois dias de votação. A apuração dos votos acontece no dia 18, a partir das 9 horas, na sede da Apufsc.

A chapa Andes Autônoma e Democrática: porque escolhemos lutar! concorre ao pleito como chapa única e tem como candidato a presidente Paulo Rizzo. Atual vice-presidente do Andes-SN, Paulo Rizzo é professor de Arquitetura da UFSC e foi presidente da Apufsc por duas gestões.

Em seu manifesto, a chapa avalia que “os rumos atuais da política brasileira, mesmo agravados pelos escândalos da corrupção palaciana, preservam o propósito de reformar as universidades públicas” e adverte: “os alicerces institucionais plantados pela Lei de Inovação Tecnológica, pelo Prouni e pelo avanço das Fundações ditas de Apoio Universitário, preparam o solo para a consolidação de uma reforma neoliberal do ensino superior, qualquer que seja o seu proponente”. A partir dessa avaliação, a chapa se apresenta como oposição a esse rol de projetos e reafirma que seguirá “resistindo contra o projeto de reforma universitária neoliberal opondo a ele nossas propostas de financiamento público, de ampliação de vagas públicas, gestão democrática e valorização do trabalho docente por meio da implementação da carreira”.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Apufsc/Jornalista Ney Pacheco

Fone: 3234-2844