Núcleo de Estudos da Terceira Idade comemora 25 anos
Em 1982, os idosos representavam uma pequena parcela da população brasileira, mas estudos já previam que essa população iria crescer. Duas professoras da UFSC, Neusa Mendes Guedes, do Departamento de Enfermagem, e Lúcia Hisako Takase Gonçalves, do Departamento de Serviço Social, atentas ao tema, resolveram criar um núcleo para discutir questões e desenvolver trabalhos relativos ao envelhecimento. Surgia assim o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) – primeiro grupo voltado a essa faixa etária dentro de uma universidade –, que completa 25 anos neste mês. Para celebrar o aniversário, será realizada nesta segunda, 13 de agosto, uma comemoração com culto ecumênico, cerimônia com autoridades, homenagens e apresentações artísticas. As atividades comemorativas começam às 14h, no Centro de Cultura e Eventos.
Desde a sua fundação, o Neti direciona suas ações para dois focos principais: a filosofia da educação permanente e a promoção de um idoso mais cidadão. Segundo a coordenadora do Neti e professora do Departamento de Enfermagem Angela Maria Alvarez, em décadas passadas discutiam-se muitas teorias que consideravam os idosos como afastados da sociedade. “Falava-se que uma pessoa, no momento em que se aposentava e largava o mercado de trabalho, não era mais necessária à sociedade. E o idoso, às vezes, se sente um pouco assim”, diz Angela. “O Neti teve então um papel muito importante na nossa cidade em relação a isso, na medida em que desenvolvia trabalhos e oferecia cursos para esses idosos.”
Para a professora Eloá Aparecida Calliari Vahl, há 24 anos no Neti e hoje envolvida diretamente em quatro cursos oferecidos (Formação de Monitores, Cinedebate, Contadores de História e Especialização em Gerontologia), grande parte dos méritos do núcleo está em apresentar uma proposta diferente desde o começo. “Não montamos um espaço apenas para as pessoas jogarem bingo ou fazerem tricô, mas para pensarem no seu processo de envelhecimento e serem protagonistas dele.” Segundo Eloá, era uma “sementinha pequena”, mas que foi se ampliando graças ao efeito multiplicador do que é desenvolvido ali. “Muitas das pessoas que passam pelos nossos cursos desenvolvem trabalhos voluntários ou fomentam ações para idosos em suas comunidades, reivindicando atenção para essa parte da população”, completa Angela. Hoje existem 107 grupos de convivência de idosos em Florianópolis.
Angela diz que é preciso estar sempre atento às demandas dessa população. “O idoso que chega na universidade hoje já não é o mesmo que chegava há 25 anos. É imprescindível, por exemplo, oferecer informática para esses idosos, para que eles estejam cada vez mais inseridos socialmente.” Também foi criado este ano um curso de alfabetização. Joloy Cesar da Silva diz que só falta às aulas se tiver médico ou ficar doente. “Se Deus quiser, só saio daqui lendo e escrevendo bem”, diz.
Como novo desafio, Angela diz que o Neti pretende promover maior articulação entre os diferentes setores da universidade que desenvolvem trabalhos relacionados ao envelhecimento. “A gerontologia é uma área muito ampla que, obrigatoriamente, tem que ser interdisciplinar, porque ninguém dá conta do idoso sozinho, nem a área da saúde, nem a social ou a das ciências humanas.” O núcleo também trabalha com a perspectiva de ser um laboratório dentro da universidade, que possa receber estudantes da graduação e da pós-graduação para desenvolver seus trabalhos nesse campo.
Durante as comemorações também será lançada uma marca comemorativa dos 25 anos do Neti. Foram feitas várias opções de símbolos pelos grupos do núcleo, e um deles foi selecionado por membros da Agecom e da Editora da UFSC, sendo aperfeiçoado pelo bolsista Rafael Alves Schimidt. A marca será apresentada através de uma animação às 16h50.
Programação:
Abertura: Cerimonial/Boas vindas (14h)
Culto Ecumênico (14h10)
Composição da Mesa (14h40) – Reitor, pró-reitora de Cultura e Extensão, coordenadora do Neti, autoridades convidadas
Hino Nacional – cantado por Urilda Soares (14h45)
Homenagens (15h)
Falas da mesa de autoridades (16h)
Exposição do vídeo comemorativo (16h15)
Atração Artística (16h30) – Florianópolis, Ilha da Magia (Grupo de Dança da Terceira Idade/CDS/UFSC, coordenado pela professora Marize Amorim Lopes)
Apresentação da marca comemorativa dos 25 anos do Neti (16h50)
Encerramento – “Parabéns” (17h15)
Entrega de lembranças (17h30)
Informações: (48) 3721-9445 e www.neti.ufsc.br
Por Rodrigo Tonetti/bolsista da Agecom