Feira de Ciências da Sepex oferece a visitantes mergulho no conhecimento produzido na UFSC

A Sepex ocorre no âmbito da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que também aborda mudanças climáticas e cultura oceânica. Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC
O Hall do Centro de Cultura e Eventos foi invadido por um “tsunami” de ciência na terça-feira, 21 de outubro. Com o tema Planeta Água: Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no meu Território, a Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deu início à Feira de Ciências às 9h.
Estudantes dos ensinos fundamental e médio podem percorrer os 70 estandes no Centro de Cultura e Eventos e nove no Hall da Reitoria, em Florianópolis. Como uma visita de laboratório fora da escola, alunos e alunas do Centro Educacional Menino Jesus anotavam o que aprendiam em cadernos para construção de um relatório sobre a visita.

Estudantes de todas as idades podem visitar os mais de 70 estandes na Feira de Ciências da 22ª Sepex. Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC
Meio ambiente e, principalmente, mares e oceanos marcam a 22ª Sepex. Com óculos de realidade aumentada, os visitantes podem explorar águas marinhas e, por meio de um jogo, recolher o lixo desses ambientes. Já a Estação de Maricultura Elpídio Beltrame, do Centro de Ciências Agrárias, traz camarões, ouriços, pepinos do mar, algas e ostras para observação em aquários.
Crânios, vértebras e outros ossos reais de grandes animais marinhos também fazem parte da exposição, junto de focas, lontras e lobos-marinhos empalhados. Na onda do Quimidex é o estande do Laboratório de Divulgação Científica em Química, que explora a acidificação dos oceanos, poluição e outros temas.
Fora d’água, em microscópios, meios de cultura ou nas próprias mãos, quem passa pela Feira de Ciências da Sepex vê todo tipo de organismo vivo, de fungos a insetos. Além disso, projetos que prestam serviços como o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), teste de glicose e apoio contábil atendem visitantes de todas as idades. Membros da Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (Neti-Unapi) e do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) apresentam seus projetos com graduandos e pós-graduandos da UFSC.
Vestibulandos podem testar seus conhecimentos no estande do Flip UFSC, que transforma questões de vestibular em jogos. Para aprofundar conhecimentos de história e cultura, estandes sobre artes marciais históricas, América Latina, música brasileira e vivência indígena na UFSC são algumas das opções na Feira.
- Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC
- Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC
- Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC
- Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC
- Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC
- Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC
A Feira de Ciências ocorre de 21 a 23 de outubro, das 9h às 19h, e reúne projetos de ensino, pesquisa e extensão em comunicação, cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde e tecnologia, apresentados por estudantes, professores e servidores da UFSC. A visita aos estandes é livre, gratuita e não necessita de inscrição ou agendamento prévio.
Malena Lima | agecom@contato.ufsc.br
Estagiária da Agecom | UFSC