UFSC Blumenau estreia clube do livro sobre empreendedorismo e inovação
O primeiro encontro do Clube do Livro Era uma vez… Inovei para sempre! será realizado nesta segunda-feira, 29 de maio, na UFSC Blumenau. O projeto procura fomentar a cultura com a apresentação de livros de Empreendedorismo e Gestão da Inovação. O evento acontece a partir das 15h30, no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira.
O projeto, que foi aprovado pelo Bolsa Cultura 2023 da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (Secarte), é coordenado pela professora Ana Julia Dal Forno. Ela conta que a ideia de realizar o projeto surgiu devido à necessidade de reforçar nas Engenharias as práticas de escrita, leitura e comunicação. “Essas soft skills têm sido cada vez mais valorizadas pelo mercado. Mesmo com a transformação digital, ainda é preciso exercitar a análise crítica, e a leitura ajuda a formar massa crítica para a tomada de decisões”, conta.
Segundo a professora, o objetivo do projeto é incentivar a discussão de temas de Empreendedorismo e Gestão da Inovação por meio da leitura e discussão de casos de sucesso. “O projeto vai complementar a formação dos engenheiros através do desenvolvimento de competências soft skills, como por exemplo, criatividade e resolução de problemas; inovação e pensamento crítico; flexibilidade e adaptabilidade; comunicação efetiva; capacidade de concentração; força de vontade e esforço; e inteligência emocional”, explica.
Para participar, não é obrigatório já ter lido o livro tema do encontro, e nem é necessário realizar inscrição prévia. Basta comparecer ao auditório e assinar a lista de presença para depois receber o certificado de participação, que poderá ser validado como atividade complementar. Já há três datas com programação definida.