Projeto da UFSC treina cães para prever o resultado dos jogos da Copa
Já ouviu falar de cães videntes capazes de prever o resultado dos jogos da Copa do Mundo de Futebol? O Prediction Project, criado pelo professor do Departamento de Psicologia da UFSC, Helder Lima Gusso, treinou cinco cachorros para adivinhar qual seria o país vencedor em cada jogo. Os cães acertaram o resultado de 48 jogos. O que era para ser apenas uma atividade facultativa em uma disciplina, atualmente, conta com mais de 70 mil visualizações em redes como o YouTube, Instagram e TikTok. “Não esperávamos a quantidade de visualizações e de curtidas nos vídeos. Nosso público é predominantemente brasileiro, mas cada jogo previsto sempre atrai também a torcida dos países em disputa”, conta o professor.
O Prediction Project faz parte da disciplina de Psicologia Comportamental, na qual os estudantes aprendem a lidar com novos comportamentos, sejam humanos ou de animais. “Neste ano, lembrei do polvo Paul, que ficou famoso na última copa prevendo resultados dos jogos, e decidi desafiar os estudantes a fazer o mesmo com seus próprios cachorros em casa”, explica o professor.
Helder Gusso explica que o treinamento dos cães é baseado em dois conceitos ensinados na disciplina: reforçamento positivo e modelagem. O reforçamento positivo é uma lei geral do comportamento. Todas as espécies com sistema nervoso central tendem a fazer mais aquilo que produz consequências gratificantes. A modelagem é um procedimento técnico, no qual um comportamento complexo, como escolher um time em um painel com a pata, é ensinado em pequenas etapas com uso de reforçamento positivo. Além disso, os alunos foram orientados por Murilo Garcia, egresso da UFSC, especialista em comportamento canino no país, para ajudar a conduzir a modelagem.
Dois dos cães estão com mais de 70% de acertos. Na fase de grupos, cada cachorro previu os resultados de um grupo. Gravaram os vídeos com o cão escolhendo sempre os dois times que iriam jogar. Para redes sociais, só foi a versão que “previu” o resultado corretamente. A partir das oitavas, os cães passaram a disputar o título de cão-vidente da copa. “Ao final da Copa, vamos fazer um vídeo sobre o quanto a Ciência é a melhor forma de prever fenômenos, mas que prever resultados de jogos é truque ou sorte mesmo”, finaliza o professor.
Acessa as redes sociais do Prediction Project Instagram, Youtube e TikTok.
Leticia Schlemper/ Estagiária de Jornalismo Agecom/UFSC