PET Letras oferece grupos de estudos com temáticas variadas para comunidade
O Programa de Educação Tutorial dos Cursos de Letras da Universidade Federal de Santa Catarina está com inscrições abertas para participação em seis grupos de estudos. Os temas são destinados a diferentes públicos, como estudantes de Letras, pessoas interessadas em poesia, em literatura feminina e na prática de libras. No total, são 150 vagas para atividades on-line e presenciais, com datas de início diferentes, conforme relação disponível no site.
Os grupos de Divulgação Científica na Área de Letras e Sinaliza PET são presenciais e disponibilizam 20 e 40 vagas, respectivamente. Já os grupos Usabilidade das plataformas digitais para o “novo normal”: a educação de surdos integrada na perspectiva da educomunicação, Poesia italiana em tradução, Clube de leitura de escritoras brasileiras do século XIX e Grupo de Estudos Lesbocentrados ocorrem na modalidade on-line, também com número de vagas limitados.
Enquanto o clube de leitura tem como objetivo geral tratar de escritoras brasileiras do século XIX invisibilizadas nos livros de história literária e discutir sobre a condição em que vivam as mulheres desse período, o de poesia italiana pretende dar continuidade às atividades desenvolvidas na disciplina Prática de Tradução, ministrada entre fevereiro e maio de 2021. A atividade sobre estudos lesbocentrados prevê um cronograma de estudos que contempla algumas das inúmeras produções literárias e audiovisuais que refletem a lesbianidade. Já o grupo de usabilidade das plataformas digitais busca refletir sobre o processo de ergonomia e usabilidade das plataformas digitais utilizadas na universidade e analisar as possibilidades e os desafios na comunicação do sujeito surdo valorizando as potencialidades no uso das plataformas digitais.
Quanto aos cursos presenciais, o de divulgação científica tem como objetivo incentivar a reflexão a respeito da prática da divulgação científica em Linguística, Literatura, Tradução e áreas afins entre discentes e docentes de Letras, e o Sinaliza PET pretende propiciar um ambiente de conversação natural para sinalizantes da Língua brasileira de sinais, contribuindo para o desenvolvimento da fluência na língua, por meio do contato com pessoas surdas e conversas temáticas contextualizadas.
A relação com os cursos, horários e sinopse completa das atividades pode ser acessada no site do PET Letras.