Abertas inscrições para o curso de Municipalização da Agenda 2030
O programa de Capacitação e Estudos Urbanos Regionais para Sustentabilidade (Ceurs), coordenado e realizado pelo Grupo de Pesquisa de Coprodução de Commons Digitais, do Programa de Pós- Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, está com inscrições abertas para o curso de Municipalização da Agenda 2030. O curso é gratuito e oferece certificado de 10 horas de capacitação. O público-alvo são os servidores dos poderes Executivo e Legislativo municipais e os colaboradores de organizações da sociedade civil catarinense interessados em levar a Agenda 2030 para a sua cidade.
As capacitações são ofertadas por plataforma de educação digital, de modo online. Os cursos individuais são assíncronos e incluem tanto objetos de aprendizagem quanto atividades para serem cumpridas até a certificação. O curso para as equipes das cidades será ofertado em 2022 com tutores e monitores de apoio. “Um dos consensos na busca da Agenda 2030 está no fato de que seus objetivos só poderão ser plenamente alcançados globalmente caso as localidades do planeta, os municípios, assumam suas respectivas responsabilidades. Desta forma, a demanda por capital humano capacitado em nível local é inexorável. E capacitar agentes nas cidades é prover um ambiente com agentes críticos e empoderados para promover a municipalização da Agenda 2030”, destaca o coordenador do projeto, Roberto Carlos dos Santos Pacheco.
O Ceurs atua em parceria com o Centro de Síntese de Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançado (IEA) da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo é capacitar agentes municipais para o cumprimento da Agenda 2030, o plano de ação global que reúne os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para erradicar a pobreza e promover uma vida digna.