UFSC Blumenau entrega arrecadações de campanha contra a pobreza menstrual

29/11/2021 17:12

O Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou, na manhã desta segunda-feira, 29 de novembro, a entrega simbólica do material arrecadado durante a campanha Todos contra a pobreza menstrual, realizada durante o mês de outubro, para a Prefeitura de Blumenau. O objetivo foi conscientizar sobre o problema, especialmente entre meninas estudantes do ensino fundamental, e arrecadar absorventes descartáveis.

Os absorventes arrecadados serão doados a cinco instituições de contraturno escolar, localizadas em comunidades em situação de vulnerabilidade social do município de Blumenau. Além dos absorventes, as instituições também receberão caixinhas que serão afixadas nos banheiros femininos para disponibilizar os absorventes às alunas. Ao todo, as instituições atendem cerca de 160 meninas que estudam do 5º ao 9º ano do ensino fundamental.

A professora Selene de Souza Siqueira Soares, do Departamento de Engenharia Têxtil, que coordenou a campanha na UFSC, ressaltou que, além da doação do material, a ideia é realizar conversas com as meninas sobre menstruação. “É uma questão de educação. Precisamos discutir como é a trajetória dessas meninas até o mercado de trabalho. Elas têm que lidar, desde muito cedo, com cólica, dor de cabeça, inchaço, coisas que os meninos não têm. O ambiente escolar precisa dar apoio a essas meninas e fornecer absorventes é uma forma de trazer algum conforto para elas”, explicou. “Meu sonho é encontrar, daqui a cinco ou seis anos, essas meninas como estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina. É muito emocionante mudar vidas por meio da educação”, avalia Selene. A professora revelou ainda que a ideia é tornar a ação regular na UFSC Blumenau.

A secretária de Educação Patrícia Lueders explicou que as cinco instituições de contraturno escolar foram escolhidas como um projeto piloto. “A ideia é, no futuro, ampliar para todas as escolas do município”, disse. O prefeito Mario Hildebrandt apoiou a escolha das instituições. “É preciso levar o projeto primeiramente para os lugares que mais precisam”, disse.

 

Tags: Todos contra a pobreza menstrualUFSC Blumenau