Professoras fonoaudiólogas promovem ciclo de palestras sobre a afasia

14/06/2021 09:43

Professoras de cursos de graduação em Fonoaudiologia de três instituições do Estado se reuniram para realizar um ciclo de palestras sobre afasia, que é o comprometimento da linguagem após um dano cerebral. O evento ocorrerá no dia 16 de junho de 2021, das 19 às 21 horas, na modalidade on-line, com inscrição gratuita prévia. Haverá palestras de professoras fonoaudiólogas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e da Faculdade Ielusc, além de um médico neurologista. Ao final, duas pessoas com afasia falarão sobre os desafios de conviver com o distúrbio.

As inscrições podem ser feitas através do site Inscrições UFSC. O link para acesso ao evento será enviado posteriormente aos inscritos. A atividade terá transmissão pelo YouTube e dá direito a certificado de duas horas.

O ciclo de palestras é um evento vinculado à Campanha de Conscientização da Afasia, realizada pelo Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), em uma ação do Comitê de Linguagem Oral e Escrita do Adulto e Idoso. A campanha, realizada pelo quinto ano consecutivo, ocorre durante todo o mês de junho, assim como em outros países.

A causa mais comum da afasia é o acidente vascular cerebral (AVC) no lado esquerdo do cérebro, que é o dominante para a função da linguagem na maioria das pessoas. Outras causas podem ser o traumatismo cranioencefálico (TCE), tumor cerebral, aneurisma, infecções cerebrais e alguns tipos de demência, como as afasias progressivas primárias. Casos raros de afasia podem ocorrer devido a um dano no lado direito ou em regiões subcorticais do cérebro.

Embora no Brasil existam algumas instituições que tenham o objetivo de melhorar a assistência e auxiliar o paciente com sequelas de AVC, a afasia é um assunto pouco conhecido pela população em geral. Por isso, muitos não sabem como lidar com este problema e, muitas vezes, não procuram ajuda para solucionar os comprometimentos por ele ocasionado. E o fonoaudiólogo é o profissional que pode auxiliar a pessoa com afasia a restabelecer a sua comunicação através de tratamento especializado com foco nas habilidades linguísticas, comunicativas e sociais.

A falta de conhecimento pode ser atribuída à inexistência, até pouco tempo atrás, de políticas públicas direcionadas ao AVC no Brasil. Apenas a partir de 2012 foram lançadas diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com AVC e foi instituída uma portaria que estabelece linhas de cuidado à pessoa com AVC. No entanto, programas e serviços específicos de atenção aos afásicos existem em poucas cidades brasileiras ou estão em fase de estruturação.

Mais informações: afasia.ufsc@gmail.com

Tags: AfasiaCiclo de palestrasFonoaudiologiaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina