Pós em Física promove seminário ‘Espectroscopia Raman amplificada em superfície (SERS) aplicada na detecção de pesticidas’

28/06/2021 10:13

O Programa de Pós-Graduação em Física promove o seminário “Espectroscopia Raman amplificada em superfície (SERS) aplicada na detecção de pesticidas”, com o professor Leonardo Negri Furini, do Departamento de Física da UFSC, no dia 2 de julho, sexta-feira, às 10h15, pelo YouTube. O evento é de presença obrigatória da disciplina Seminários.

Resumo:

A pesquisa na detecção de traços requer basicamente que duas condições sejam satisfeitas: seletividade no reconhecimento de moléculas e sensibilidade para a detecção em baixas concentrações. A espectroscopia Raman satisfaz a primeira condição, ou seja, identifica, através do espectro vibracional, os diferentes compostos.  Contudo, é uma técnica limitada a altas concentrações devido à baixa seção de choque. O uso de nanopartículas metálicas (basicamente ouro, prata ou cobre) contorna esse problema garantindo a alta sensibilidade (em casos especiais o limite de detecção é de uma molécula), amplificando o sinal Raman (~fator de 106) em um fenômeno chamado Espectroscopia Raman amplificada em superfície (SERS, do ingês Surface Enhanced Raman Scattering). Assim, conciliando seletividade e sensibilidade a técnica SERS têm sido aplicada na detecção de diferentes compostos, entre eles, os pesticidas.

Mais informações pelo e-mail ppgfsc@contato.ufsc.br

Tags: Pós em FísicaPrograma de Pós-Graduação em FísicaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina