Coperve lança ‘Universos Vivos’, podcast sobre os livros do Vestibular da UFSC
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lança nesta terça-feira, 3 de novembro, o projeto ‘Universos Vivos’, série de podcasts sobre os livros de literatura indicados para o vestibular da instituição. Os seis episódios contam com a participação de escritores, professores e pesquisadores que apresentam aos ouvintes reflexões sobre as particularidades de cada obra, a biografia dos autores e o contexto histórico e social da produção dos livros. Além disso, os podcasts abordam as contribuições da literatura para a compreensão da sociedade na atualidade. A série integra o podcast Vou pra UFSC, projeto da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da UFSC.
Os episódios têm duração média de 15 minutos e estarão disponíveis em plataformas de áudio como Spotify, Anchor, Pocket Casts, entre outras.
A partir da utilização de um produto midiático cada vez mais popular, como o podcast, o projeto tem o objetivo de aproximar as obras de literatura brasileira do vestibular da UFSC ao universo dos candidatos. Conforme o professor e coordenador pedagógico da Coperve, Manoel Teixeira dos Santos, os episódios também contribuem para a ampliação da compreensão dos vestibulandos sobre os livros indicados e para o estabelecimento de relações entre diferentes campos do conhecimento. “O estímulo à leitura é uma necessidade e através desta ferramenta conseguimos destacar a relevância das obras, despertando nos candidatos o interesse para os livros de literatura que estarão na prova de literatura e língua portuguesa e poderão também integrar outras provas do vestibular”, destaca.
A estreia do projeto é com um programa sobre o romance Cemitério dos Vivos, de Lima Barreto. O episódio tem a participação da professora da Universidade de São Paulo (USP) e uma das biógrafas do autor Lilia Schwarcz, do escritor e pesquisador Maurício Azevedo e da professora de literatura Sônia Rivello. Com críticas ao sistema manicomial, às terapias medicinais destinadas àqueles classificados como loucos, ao racismo e às desigualdades de classe, Cemitério dos Vivos é um livro importante para entender os problemas do Brasil na contemporaneidade.
Semanalmente, às terças-feiras, a UFSC lançará os episódios sobre os livros Ânsia Eterna (Julia Lopes de Almeida), De Amor e Amizade (Clarice Lispector), Negro (Cruz e Sousa), Boca do Inferno (Ana Miranda) e Fazenda Modelo (Chico Buarque).
Texto: Fernanda Nascimento/Coperve/UFSC