DIVULGA UFSC – 03/07/2020 – Edição 1455
Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site. | |
![]() Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 03/07/2020 – Edição 1455 |
|
Comunidade universitária pode encaminhar sugestões sobre a retomada do ensino até segunda-feira, dia 6 A Comissão nomeada pelo Conselho Universitário para estudar as propostas de retomada das atividades de ensino na UFSC prorrogou o prazo de envio de sugestões de destaques à Minuta de Resolução que irá regulamentar o retorno das aulas. O prazo final é segunda-feira, 6 de julho, às 18h. A prorrogação se deve ao ciclone que atingiu todo o Estado na última terça-feira e que ainda tem causado inúmeros transtornos à população. Docentes, técnicos-administrativos em Educação (TAEs) e estudantes da UFSC devem encaminhar suas considerações para o e-mail comissaorelatoria.cun@contato.ufsc.br. A Comissão deverá elaborar um parecer acerca da Minuta até o dia 13 de julho e apresentá-lo para votação do CUn no dia 17. Mais informações. |
|
Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC participa de pesquisa internacional sobre Covid-19
O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR/UFSC) participará do projeto internacional de pesquisa Análise e monitoramento automático do papel do jornalismo e das mídias em suas diferentes plataformas durante as fases da crise sanitária provocada pela Covid-19 em nove países das Américas, da Ásia e da Europa. O objetivo do estudo é conceber e implementar estratégias para análise e monitoramento dos ciclos de atenção da mídia concedidos pelas plataformas tradicionais e redes sociais durante a cobertura da pandemia e sua relação com o papel do jornalismo na comunicação de crises de saúde. Continue a leitura>>. |
Pesquisa quantifica a falta de diversidade na Física brasileira
Homens brancos, heterossexuais e cisgênero que vivem no Sudeste do país: esse é o retrato dos físicos brasileiros, segundo uma pesquisa realizada por cientistas associados ao Grupo de Trabalho sobre Questões de Gênero da Sociedade Brasileira de Física (SBF). O levantamento teve o intuito de quantificar a diversidade e a representatividade de diferentes grupos entre os profissionais da área e detectar motivações e dificuldades encontradas ao longo dos estudos e da carreira. Os resultados foram publicados no início do mês na revista científica internacional Physical Review Physics Education Research. Continue a leitura»». |
Comunidade Nota de Pesar: falece Luiz Carlos Pinheiro Machado, professor aposentado do CCA A UFSC comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Luiz Carlos Pinheiro Machado, o Pinheirão, na última quinta-feira, 2 de julho, dia em que completaria seus 92 anos. Professor adjunto do Centro de Ciências Agrárias, Pinheirão foi criador e professor da primeira disciplina de Etologia na América Latina. O sepultamento do professor ocorreu na manhã desta sexta-feira, no hospital Santa Casa, em Porto Alegre. A família pretende realizar uma cerimônia de despedida virtual no domingo, 5 de julho, às 11h. Mais informações. Pesquisa Aberta submissão de artigos para revista eletrônica ‘Cadernos NAUI’ A Revista eletrônica Cadernos NAUI está com chamadas abertas para o dossiê temático: Patrimônio Imaterial no Brasil: Trajetórias, Participação Social e Políticas de Reconhecimento. As submissões de artigos estão sujeitas às avaliações internas e externas. Os textos submetidos à Revista devem ser inéditos e de autoria de quem os apresenta. Os/as autores/as comprometem-se que o trabalho apresentado não tenha sido objeto de qualquer outro tipo de publicação. Interessados em submeter trabalhos devem encaminhá-los para o e-mail: cadernosnaui@gmail.com. Continue a leitura»». Aluno de engenharia da UFSC integra equipe vencedora do ‘Hackathon Lumiata Covid-19 Global AI’ Kaue Cano Souza, aluno do curso de Engenharia Eletrônica da UFSC, integrou a equipe vencedora do Hackathon Lumiata Covid-19 Global AI, competição promovida por empresa do Vale do Silício especializada em inteligência artificial no ramo médico, realizada de 17 de abril a 1º de maio deste ano. A equipe contou com colaboração de membros de Harvard, Stanford, Columbia, King’s College London, University of Illinois e a UFSC para o desenvolvimento de uma solução que engloba Deep Learning para predizer a necessidade de testes de imunidade, bem como o registro dos resultados em Blockchains privadas. Continue a leitura»». Extensão ‘O racismo como impeditivo dos direitos humanos’ é pauta de live na segunda, dia 6 O Instituto Memória e Direitos Humanos (IDMH) e o Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia, ambos da UFSC, convidam para a live Conversas sobre direitos humanos: O racismo como impeditivo dos direitos humanos, nesta segunda-feira, 6 de julho, às 10h30. O evento conta com a participação da professora Joana dos Passos, do Centro de Ciências da Educação (CED) e moderação de Laura Hernando (CCJ e IMDH). A atividade será acessível em Libras. Assista no Canal do IMDH no Youtube. Publicada nova edição da Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (NEPEGeo/UFSC) publicou a nova edição da Pesquisar – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia. O Núcleo desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas aos processos de formação inicial, formação permanente e atuação dos profissionais de Geografia no Ensino Básico e Superior. Acesse a íntegra da publicação disponível neste link. Núcleos de Produção de Conteúdos Digitais promovem cursos sobre tecnologias digitais em educação A Pró-Reitoria de Extensão informa que estão abertas as inscrições para os cursos oferecidos pelos Núcleos de Produção de Conteúdos Digitais, referente Edital nº 2/2020/PROEX. Os cursos abordam temáticas relacionadas ao uso de tecnologias digitais em educação, são gratuitos e no formato não presencial. Podem inscrever-se a comunidade interna e externa da UFSC. Os cursos serão realizados entre 22 de junho e 30 de novembro de 2020. Mais informações. PET Nutrição desenvolve projeto de divulgação científica pelo Instagram O Programa de Educação Tutorial (PET) Nutrição da UFSC criou uma página no Instagram para divulgação de conteúdos de saúde baseados em evidências científicas. O perfil Café com Ciência reunirá, ainda, publicações de relevância para a construção de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e informações de qualidade na área da nutrição. Já estão disponíveis postagens sobre pirâmide de evidência para análise da credibilidade de informações científicas e sobre estudos observacionais descritivos e analíticos. Mais informações. Acompanhe outras notícias da UFSC UFSC na mídia Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br |
|
Para receber nossos boletins, clique aqui. |