DIVULGA UFSC – 24/06/2019 – Edição 1266

25/06/2019 09:28

Divulga UFSC

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 24/06/2019 – Edição 1266

Conselho Universitário realiza sessão ordinária na terça, 25 de junho

O Conselho Universitário (CUn) da UFSC irá realizar sessão ordinária na terça-feira, 25 de junho. A reunião será realizada a partir das 14h, na sala Professor Ayrton Roberto de Oliveira e terá transmissão ao vivo. Entre as pautas estão a apreciação do programa de Estágio Pós-Mestrado na UFSC e a proposta de alteração da Resolução Normativa que rege a Política de Ações Afirmativas na UFSC para os processos seletivos de 2016 a 2022. Mais informações.

Programa Idioma Sem Fronteiras abre inscrições para cursos de inglês gratuitos

O programa Idiomas Sem Fronteiras está com inscrições abertas, até dia 25 de junho, para  nove cursos gratuitos de inglês. A inscrição deve ser feita presencialmente na Secretaria do NucLi – IsF, localizado no prédio da Reitoria 2, térreo, sala 4. Para se inscrever, é necessário ter vínculo com a UFSC (aluno ou servidor), levar um documento oficial com foto e um comprovante de proficiência para o curso desejado (o candidato poderá trazer um teste do TOEFL ou a nota do MEO). Mais informações.

Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escola ocorre de 25 a 27 de junho na UFSC

Com a temática ‘Re-imaginando a escola inclusiva: políticas, práticas e inovações’, acontece, nos dias 25, 26 e 27 de junho o ‘I Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar’, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A programação completa, os prazos e as normas para a apresentação de trabalhos estão disponíveis no site do evento.

Espaço Cultural promove a exibição de solo performático ‘Arapuca’

O solo teatral foi construído na disciplina da Interpretação Teatral IV em 2018, ministrada pela professora Maria Brígida de Miranda. ‘Arapuca’ será exibido no dia 25 de junho, às 20h, no Espaço Cultural Gênero e Diversidades (ECGD), Rua Desembargador Vitor Lima, nº 45. A atração mostra o corpo não-binário em cena, explorando os desdobramentos do ser a partir do questionamento. O evento tem classificação de 12 anos, é gratuito, mas contribuições voluntárias serão aceitas como forma de valorização do artista. Mais informações.

7º Colóquio Vivências de Docência na Educação Básica: o Ensino de Língua Portuguesa

O 7º Colóquio Vivências de Docência da Educação Básica: o Ensino da Língua Portuguesa está com inscrições abertas até a segunda-feira, 24 de junho. O evento ocorre nos dias 26 e 27 de junho, na sala Machado de Assis, no bloco B do CCE. O objetivo é socializar as experiências de estágio dos alunos do curso de Letras – Português. Confira a programação e faça sua inscrição pelo link.

Sala Verde divulga calendário de oficinas da semana

A Sala Verde UFSC oferece, nos dias 25, 26 e 28 de junho, três oficinas com participação gratuita. A oficina Ecocaderno, oferecida para adultos e crianças com idade a partir de 10 anos ocorre no dia 25 de junho, em dois períodos – de manhã, das 8h30 às 9h30; e à tarde, das 14h às 17h. A oficina Meditarte ocorre no dia 26 de junho, das 15h às 17h. Já a oficina Produtos de Limpeza Naturais acontece no dia 28 de junho, das 14h às 17h. Todas as oficinas serão desenvolvidas na Sala Verde UFSC, localizada no térreo da Biblioteca Universitária, em Florianópolis. Não é necessário ter vínculo com a UFSC. Para participar, é preciso inscrever-se com antecedência. Informações e inscrições nos links acima.

MArquE recebe a exposição “Vivo ou Morto?” até 28 de junho

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE) recebe até o dia 28 de junho, das 9h às 19h, de terça a sexta-feira, a exposição “Vivo ou Morto?”, que propõe uma reflexão acerca do tema “morte” sob a perspectiva do patrimônio nacional. A atividade foi idealizada pelos estudantes do curso de Museologia da UFSC durante a disciplina de Prática de Exposição 2019 e visa estimular a reflexão acerca do que vem a ser o patrimônio de uma nação demonstrando, dessa forma, a importância de ser preservado e não apagado de nossas memórias. Mais informações.

Uma pausa no campus para celebrar o yoga

“Mantenha a atenção no seu corpo, esteja nesse momento presente… Respire tranquilamente… Alongue o tronco, abra o peito…” A voz doce e serena da professora Camila de Lucca reverberava suavemente entre as árvores em frente ao prédio da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Um grupo de aproximadamente 60 pessoas ouvia suas instruções atentamente. “Nosso corpo é uma manifestação da nossa mente. Não existe um ponto onde o corpo termina e a mente começa. Então controlar o corpo é uma forma de conseguir controlar a mente.” Leia a matéria completa sobre a comemoração do Dia do Yoga na UFSC no link.

Acadêmica é contemplada com bolsa internacional

A doutoranda Daiane Oliveira, acadêmica do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução (PPGET/UFSC), foi contemplada com uma bolsa da ‘James Joyce International Foundation’ para participar do Congresso ‘James Joyce Without Borders’, na cidade do México. Dos diversos trabalhos apresentados, apenas os quatro melhores (um dos EUA, um da Bélgica, um da Inglaterra e um do Brasil) foram contemplados. Daiana representou o Brasil, a UFSC e a PGET. Mais informações na página do evento.

Acompanhe outras notícias da UFSC

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
TwitterFacebook

Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
/ +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.