Cerimônia marca encerramento de Residência Agrária em Educação do Campo e Agroecologia

23/09/2015 13:32

Diplomas e mudas agroecológicas foram os símbolos que representaram, na última sexta-feira, 18 de setembro, a formatura da turma Egídio Brunetto de Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável com base na Agroecologia – Residência Agrária oferecida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com subsídios do Incra e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e suporte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Formatura e mudas. Foto: Divulgação

Formatura e mudas. Foto: Divulgação

Após dois anos de trabalho, os trinta educandos chegaram ao desfecho do processo de formação, que buscou aprofundar temáticas de extrema relevância aos profissionais e agricultores que atuam no dia a dia dos assentamentos da reforma agrária: educação do campo e agroecologia. “Dois grandes temas essenciais para os trabalhadores do campo, sobretudo na conjuntura política e econômica de hoje”, revelou Fabíola Girotto, representante da coordenação estadual do MST.

Para os concluintes, o momento foi de celebração do título, mas também de reflexão sobre como reproduzir em campo os conhecimentos adquiridos na Universidade. “Essa é uma conquista nossa, mas também uma conquista coletiva, de todos que já lutaram para que estivéssemos aqui”, argumentou a estudante e profissional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Fernanda Segalin, lembrando de pessoas como Egídio Brunetto, que dá nome à turma. Um dos principais militantes pela reforma agrária em Santa Catarina e no Brasil, Brunetto faleceu em 2011 vítima de um acidente.

 

Pronera

A importância do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) em viabilizar processos formativos alinhados à realidade dos homens e mulheres do campo também foi lembrada durante a cerimônia pela asseguradora do programa em Santa Catarina, Maria de Lourdes da Rosa e pelo coordenador do curso, Mauro Titton. “O Pronera nos permite realizar cursos em que os sujeitos definem os rumos de sua educação, valorizando o conhecimento científico que nos permite compreender seu papel dentro da sociedade e não apenas voltar-se ao aprendizado de técnicas profissionais”, defendeu Titton. Os oradores ainda destacaram e agradeceram a receptividade nos assentamentos de Abelardo Luz, Passos Maia, Garuva e Fraiburgo, que receberam a turma durante as etapas do curso.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Incra

 

Tags: Residência Agrária em Educação do Campo e AgroecologiaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina