Campus de Curitibanos recebe os novos estudantes
O campus de Curitibanos realizou na quinta-feira, dia 21, a recepção aos calouros do primeiro semestre de 2013. Os alunos, novos e veteranos, acompanharam palestras da reitora, Roselane Neckel, o diretor do Campus, Julian Borba, a diretora Acadêmica Sônia Hess, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Lauro Mattei, e o pró-reitor adjunto de Graduação, Rogério de Souza.
Borba foi direto em sua fala: preferiu apresentar os integrantes da administração central e agradecer aos professores, estudantes e servidores técnico-administrativos presentes. Souza falou sobre a importância de conhecer todos os serviços disponíveis na Universidade e Mattei reforçou a ideia, lembrando também de sua própria história, primeiro como estudante de Agronomia, no então iniciante Centro de Ciências Agrárias.
Roselane falou da diferença entre o ambiente acadêmico e o ensino médio, principalmente a maneira como o ensino de conteúdos sistematizados é acompanhado pela pesquisa e constante produção de conhecimento. Referiu-se ainda às políticas da gestão, a função desempenhada pelos estudantes junto à sociedade e seu papel transformador e destacou a criação do pensamento próprio, independente do chamado senso comum.
O campus de Curitibanos começou a funcionar em 2009 e tem cerca de 500 alunos e oferece os cursos de Ciências Rurais, Engenharia Florestal, Agronomia, Medicina Veterinária. A primeira turma de Ciências Rurais formou-se em 17 de agosto do ano passado.
A TV UFSC fez boletim sobre a recepção:
Fábio Bianchini/TV UFSC