Na Mídia: Florianópolis domina o goalball dos 7º Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina

07/06/2011 11:11

Foto: Fesporte

Histórias de garra e determinação se revelam em todas as modalidades dos 7º Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). Nesta segunda-feira, as funcionárias públicas deficientes visuais Rosângela Castro, Daiane Domingos e Leoni Artmann superaram os concorrentes e conquistaram para Florianópolis, pelo quarto ano consecutivo, o troféu de campeão de goalball – também conquistado pelo naipe masculino da Capital. Os Parajasc são uma promoção da Fesporte, com apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e da prefeitura local.

Leoni é ala direita da equipe, cumpre expediente diário na Vigilância Sanitária da prefeitura de Florianópolis e concluiu no mês passado a graduação em Pedagogia; Rosângela Castro é pivô do time e auxiliar de radiologia no Hospital Celso Ramos; e a ala esquerda Daiani cumpre dupla jornada entre o Instituto Estadual de Educação, onde é auxiliar técnica pedagógica, e o Centro de Apoio Pedagógico da prefeitura como revisora de braile.

Começaram a jogar goalball incentivadas por uma amiga comum, Irani, a quarta componente da equipe. O início foi na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no projeto Sábado no Campus, onde descobriram um novo objetivo na vida, o goalball, um esporte criado em 1946 pelo austríaco HanzLorezen e o alemão Sepp Reindle com o objetivo de reabilitar veteranos da 2ª Guerra Mundial.

Depois da conquista nos Parajasc, a equipe de Florianópolis não vai descansar. Os treinamentos vão seguir visando à disputa do Regional Sul da modalidade, marcado para o próximo mês em Florianópolis e que é seletivo ao Campeonato Brasileiro, que ocorrerá em Cuiabá (MT) – mesmo destino que terá o time masculino da Capital, formado por Gilmar Amaral, Leandro de Oliveira e Maurício de Souza, e que ontem também levantou o título de campeão dos 7º Parajasc.

O que é o goalball?

O goalball é jogado em uma quadra de 9x18m, mesmo tamanho do voleibol, com uma trave de 9m de largura por um de altura. O jogo é realizado em dois tempos de 12minutos e o time é formado por três atletas. A bola é arremessada com as mãos de uma q trave para a outra e vence quem fizer mais gols. A bola possui vários guizos  e as atletas se orientam pela audição.

Fonte: http://www.fesporte.sc.gov.br

Tags: goalballSábado no Campus