Encontro reúne editores e bibliotecários de todo o país

26/05/2011 13:29

A Universidade Federal de Santa Catarina sedia nesta quinta-feira, dia 26, o I Seminário Anual CrossRef, um evento de alcance nacional que reúne 77 editores de revistas científicas e bibliotecários interessados em dominar e tirar o maior proveito possível do sistema DOI (Digital Object Identifier), um identificar de conteúdos em ambiente digital. O ponto alto foi a palestra com o diretor executivo da CrossRef, Ed Pentz, que criou o sistema há 11 anos na Inglaterra. Ele afirmou que o Brasil é o país onde a rede mais cresce e que sempre teve boas relações com as instituições e os periódicos do país.

O objetivo do evento é promover o intercâmbio entre os usuários do DOI, sistema internacional na identificação de produção científica, ligando-os aos conteúdos acadêmicos, além de difundir a gestão de informação científica on-line. Participaram da abertura, na Biblioteca Universitária, o vice-reitor da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva, a pró-reitora de Pós-Graduação, Maria Lúcia Camargo, e o pró-reitor de Infraestrutra, João Batista Furtuoso. Também estiveram presentes os representantes da Capes, Maria de Fátima Lobo, do IBICT, Miguel Márdero Arellano, e do SciELO, Fábio Batalha dos Santos Cunha.

Na abertura do evento, a diretora da Biblioteca Universitária, Narcisa Amboni, ressaltou a importância do seminário, que é o primeiro do gênero na América Latina e ajuda a coroar os investimentos da administração central da UFSC no sistema de bibliotecas da instituição – nos últimos anos, diz ela, foram aplicados R$ 7,7 milhões no setor. “Neste encontro, estamos ampliando o nosso domínio e conhecimento sobre a questão dos portais e periódicos científicos”, afirmou. Ela decidiu realizar o seminário após participar de um evento sobre portais em Londres, em 2010, e sentir a necessidade de reunir os usuários para capacitação e trocas de experiências nesta área.

“A UFSC foi a primeira a dominar por completo a metodologia DOI no Brasil”, informa Narcisa. “Ele oferece condições para a preservação digital e a recuperação de dados, beneficiando editores de revistas e as bibliotecas que mantêm acervos de publicações científicas. O DOI se destaca pela agilidade na busca de informações, sem riscos de perda dos documentos. Pela primeira vez estamos reunindo parceiros e interessados no tema em nosso continente, o que atesta a grandiosidade do evento”.

Mais informações pelo endereço http://crossrefbrasil.wordpress.com/ ou pelo telefone (48) 3721-9603

Tags: seminário CrossRef