Pró-Reitorias publicam boletim com informes para professores
Informe UFSC n°3 Maio/2011
Boletim da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão
Pesquisa e Extensão
Divulgado cronograma preliminar da 10ª Sepex
Iniciam no dia 7 de julho as inscrições para propostas de estandes e minicursos para a 10ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. Acompanhe o cronograma:
– Lançamento do evento e início das inscrições: 7 de julho
– Inscrições para proposição de estandes e minicursos: 7 de julho a 7 de setembro
– Encaminhamento dos termos de compromisso/cessão de espaço físico dos minicursos: 21 de setembro
– Assinatura dos termos de compromisso dos estandes: 30 de setembro
– Definição da programação artístico-cultural: até 28 de setembro (inscrições de 7 de julho a 7 de setembro)
– Inscrições para participar de minicursos: a partir de 1° de outubro, até quando terminarem as vagas
– Realização do evento: 19 a 22 de outubro
Horário de funcionamento da 10ª Sepex
Montagem: 18 de outubro, 13h às 18h
Evento: 4ª a 6ª, das 9h às 19h, e sábado, das 9h às 13h
Bolsas de Iniciação Científica
Inscrições abertas até 16 de maio. Veja editais em www.prpe.ufsc.br
Comitê de Inovação
No dia 25 de maio o reitor Alvaro Prata dará posse ao Comitê de Inovação ligado do Departamento de Inovação Tecnológica, para que norteie as políticas da UFSC nas áreas de propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Os membros serão os professores Mário Steindel (CCB), Victor Juliano de Negri (CTC), Arnaldo José Perin (CTC), José Eduardo De Lucca (CTC), Silvio Antonio Ferraz Cario (CSE), Antônio Augusto Ulson de Souza (CTC) e Marcos Wachowski (CCJ).
Tabela de referência para registro de horas para Ações de Extensão
A Câmara de Extensão aprovou uma tabela de referência para registro de horas no SIRAEx: http://prpe.ufsc.br/files/2011/04/tabela-de-referencia-horas-de-extensao.pdf . Dúvidas quanto a sua utilização devem ser sanadas com o representante do seu Centro na Câmara de Extensão.
Avaliação das normas para alocação de horas de pesquisa
A Câmara de Pesquisa entrará em regime de avaliação e aprovação dos regimentos de pesquisa dos departamentos no dia 20 de maio. Os departamentos que não encaminharem os seus regimentos internos com critérios objetivos para alocação das horas de pesquisa até dia 16/05 deverão seguir as normas estabelecidas pela Câmara até que tenham regimento próprio.
Produção bibliográfica indexada
Os coordenadores de pesquisa dos departamentos tiveram prazo até 31 de março para enviar os trabalhos indexadas nas bases ISI/Thomson, Scopus e Scielo para que a PRPE os inclua no folder dos indicadores de 2010. Apenas metade dos departamentos enviou as informações, o que inviabiliza a divulgação correta dos dados. Receberemos as informações até dia 12/05 a fim de tentar divulgá-las no folder que já está em fase de elaboração.
PROEXT 2011
A UFSC encaminhou 19 projetos para o edital PROEXT/2011, num total de R$ 1.350.772,21:
– Acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiência na UFSC / Maria Sylvia Cardoso Carneiro (CED)
– Capacitação continuada em geoprocessamento para instituições governamentais municipais / Carlos Loch (CTC)
– Capacitação de produtoras para a produção de drogas vegetais incluídas na RDC 10/10 (ANVISA) / Maique Weber Biavatti (CCS)
– Capoeira da Ilha: Na volta que o mundo dá / Fábio Machado Pinto (CED)
– Curso de formação permanente: ações coletivas, democracia participativa e direitos sociais / Vera Herweg Westphal (CSE)
– Elaboração de consórcios de exportação na área de artesanato / Fernando Seabra (CSE)
– Imagens da mudança – Visibilidade para o acervo fotográfico do TMT-UFSC / Jacques Mick (CFH)
– Implantação de um programa de controle de bubalinos no estado de Santa Catarina / André Luís Ferreira Lima (CCA)
– Implementação de planos diretores / Carlos Loch (CTC)
– Infraestrutura de Apoio ao Projeto REDEPIA / Juarez Bento da Silva (Campus Araranguá)
– Patrimônio cultural e políticas públicas / Ilka Boaventura Leite (CFH)
– Programa adaptado de tênis para a prevenção secundária de doença coronariana / Alexandra Susana Latini (CCB)
– Projeto educativo em tecnologia e mobilidade / Carlos Maurício Sachelli (Campus Joinville)
– Promoção da igualdade étnico-racial no Ensino Superior / Antonella Maria Imperatriz Tassinari (CFH)
– Promoção de saúde através da Yoga / Marco Aurélio da Ros (CCS)
– Santa Afro Catarina: Educação Patrimonial e a presença de africanos e afrodescendentes na Ilha de Santa Catarina / Beatriz Galotti
Mamigonian (CFH)
– Seminário de treinamento para consulta otimizada e alimentação do banco de dados sobre fortificações: www.fortalezas.org /
Sérgio Castello Branco Nappi (CTC)
– Serviço social no escritório modelo de assistência jurídica: direitos sociais e acesso à justiça / Carla Rosane Bressan (CSE)
– V Simpósio Nacional ACIBER / Clélia Maria Lima de Mello (CCE)
Ensino de Graduação
Estágio
No dia 8 de abril foi lançado o novo modelo de Termo de Compromisso de Estágio (TCE) gerado pelo SIARE em uma página, em substituição ao modelo anterior que ocupava quatro páginas. Apesar de reduzido em tamanho, o novo TCE contempla todas as exigências legais relacionadas com estágio.
Bolsas REUNI e o Apoio Pedagógico
As bolsas REUNI de pós-graduação totalizam atualmente 520 contemplados. Destas, 32 ficaram sob a supervisão do DPA/PREG para apoio pedagógico em Física, Cálculo, Álgebra Linear e Geometria Descritiva.
PROFOR
Iniciou no dia 4 de maio o curso ´Acessibilidade e Inclusão na Prática Docente no Ensino Superior`, com duração de 30 horas, coordenado pelos professores Adriano Henrique Nuernberg e Maria Sylvia Cardoso Carneiro. Também continua ocorrendo o curso ´O Uso das mídias na educação presencial e a distância`, com duração de 54 horas, ministrado pela professora Raquel de Souza d´Ely Ferraz. Essa capacitação deverá ser oferecida novamente no segundo semestre. E no dia 10 os professores Eleonora Milano Falcão Vieira, Marialice de Moraes e Ricardo Azambuja da Silveira ministrarão uma oficina de 8 horas sobre o uso do Moodle para docentes do campus de Curitibanos. Esta mesma oficina já foi ofertada aos professores dos campi de Araranguá e Joinville. No próximo dia 30, a professora Maria Rita Pimenta Rolim, do Curso de Fonoaudiologia, coordenará uma oficina de 4 horas sobre ´Saúde Vocal – o uso da voz em sala de aula`. A mesma oficina será oferecida no dia 27 de junho.
Pós-Graduação
Afastamentos de docentes
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação esclarece que os afastamento de docentes no país são autorizados pelo Reitor e a solicitação deve ser encaminhada com 15 dias de antecedência. Para afastamentos do país (portanto, para o exterior) a autorização deve ser dada pelo Ministro da Educação. O Gabinete do Ministro solicita que a autorização chegue com 15 dias de antecedência, portanto o Gabinete do Reitor deve receber a solicitação 30 dias antes da data de saída, para encaminhar ao MEC em tempo hábil.