Professora Joana Pedro debate filme Artemisia na Fundação Cultural Badesc

11/03/2011 17:06

Acontece nesta sexta, 11/03, às 19h, na Fundação Cultural Badesc,  exibição do filme Artemisia – indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro -, seguido de debate.  O evento integra as Jornadas de Gênero, Teatro e Cinema, realizadas mensalmente  com a finalidade de discutir questões de gênero por meio da análise de obras teatrais e cinematográficas.

Artemisia baseia-se na história da pintora italiana do período Barroco, Artemisia Gentileschi (1593-1653), uma das primeiras mulheres a serem reconhecidas no mundo das artes e a primeira mulher aceita na Accademia delle Arti del Disegno (Academia de Artes do Desenho). Lançado com os títulos Artemisia – Schule der Sinnlichkeit / Artemisia – passione estrema (1997) o filme é uma  coprodução europeia (França, Alemanha, Itália), dirigido  por Agnès Merlet .

A jovem Artemisia, interpretada por Valentina Cervi, é a talentosa filha do renomado pintor italiano Orazio Gentileschi. Apoiada pelo pai a seguir a carreira, a jovem pintora de afrescos enfrenta os tabus impostos as mulheres no século XVI, quando as mulheres eram proibidas de pintar o nu artístico ou entrar na Academia de Arte. O longa-metragem provocou grande controvérsia, na época,  pela maneira como retratou o estupro de Artemísia por seu mentor Agostino Tassi (Mike Manojlovic).

A história de Artemísia e a película da diretora francesa Merlet,  nos instiga a refletir sobre as escolhas e leituras de representação no cinema e no teatro de mulheres históricas.

Duração: 97 min. (legendas em Português)

Convidada:. Joana Maria Pedro, professora Titular do Departamento de História da UFSC. Pesquisadora do CNPq, Coordenadora do PPGICH – Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. É editora de artigos da Revista Estudos Feministas  e uma das coordenadoras do IEG – Instituto de Estudos de Gênero, sediado na UFSC.

Promoção: Grupo de Estudos Teatro e Gênero – Projeto Pesquisa Poéticas Feministas. Coordenação : Maria Brígida de Miranda (Cênicas/Ceart/Udesc).

Organização: Maria Brígida de Miranda (Ceart/Udesc) , Fátima Costa de Lima (Ceart/Udesc/CIN-Unisul) e Janaina Träsel Martins (CCE-UFSC)

Apoio: Fundação Cultural Badesc, R. Visconde de Ouro Preto/216 – Florianópolis, 3224-8846

Imagens das pinturas de Artemisia:

http://en.wikipedia.org/wiki/File:GENTILESCHI_Judith.jpg

Tags: cinemagênero