Especial Pesquisa: projetos avaliam potencial dos games na educação

03/03/2011 08:25

Características atrativas dos jogos eletrônicos, como a interatividade, a imersão e a conexão com outros jogadores são avaliadas atualmente como estratégias de ensino e aprendizagem. A UFSC participa da investigação desse potencial com diferentes estudos.

Um deles é o projeto ´Jogando e aprendendo nos mundos virtuais: narrativas e possibilidades educativas dos videogames no espaço escolar`. O trabalho é coordenado pela professora Dulce Márcia Cruz, do Departamento de Metodologia de Ensino, ligado ao Centro de Ciências da Educação. O objetivo é avaliar como acontece o aprendizado dos jogos eletrônicos por jovens, e as possibilidades de seu uso no ambiente escolar.

A pesquisa iniciou com uma revisão bibliográfica sobre experiências de uso dos jogos eletrônicos na educação. Depois, para conhecer os hábitos e opiniões sobre os jogos eletrônicos em geral, foi aplicado um questionário aos alunos de turmas de 6ª e 7ª série da escola Lauro Muller, em Florianópolis. O Colégio de Aplicação e uma escola particular de Florianópolis também colaboraram com esta etapa de levantamento de dados. O projeto ainda permitu momentos de observação para percepção dos modos de jogar e estratégias dos estudantes, além do desenvolvimento de oficinas de criação de games em uma das escolas parceiras.

As ações são propostas aos estudantes como atividades pedagógicas, integradas ao processo escolar, com participação de professores. “A perspectiva do estudo é a da mídia-educação, que entende as tecnologias de informação e comunicação como instrumentos de aprendizagem que podem contribuir com a formação de cidadãos criativos e críticos, competentes e participativos”, destaca Dulce.

O projeto também prevê como ação futura a oferta de cursos para formação continuada de professores da rede pública, capacitando-os a incorporar os jogos eletrônicos dentro das atividades de ensino e aprendizagem em sala de aula. Na visão da professora, o alto nível de informatização das escolas de Santa Catarina proporciona um contexto propício para o aproveitamento dos games em diferentes disciplinas.

Mais informações: dulce.marcia@gmail.com

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

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