Ato público integrado à Campanha do Laço Branco

22/03/2011 08:42

O Núcleo de Pesquisa Modos de Vida, Família e Relações de Gênero (Margens),  apoiado pelo Diretório Central dos Estudantes, UFSC, Grupo de Ação Feminista, Coletivo LGBT Gozze e Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) realiza nesta terça-feira, 22 de março, a partir de 11h30min, em frente ao Restaurante Universitário, ato público integrado à Campanha do Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra Mulher.

O objetivo é denunciar as violências sexistas e homofóbicas existentes na universidade e na sociedade, particularmente no caso ocorrido final do ano passado, em que uma garota foi agredida por um estudante universitário.

Cartilha de Prevenção às Violências Sexistas, Homofóbicas e Racistas nos Trotes Universitários
O ato reforça a divulgação da Cartilha de Prevenção às Violências Sexistas, Homofóbicas e Racistas nos Trotes Universitários, lançada pelo Núcleo de Identidade de Gênero e Subjetividades (NIGS). O material traz conceitos como sexismo, racismo e homofobia, para que calouros e veteranos possam identificar brincadeiras que fazem parte do trote como preconceituosas e discriminatórias. A cartilha também traz contatos úteis àqueles que se sentirem violentados ou constrangidos, como Ouvidoria e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, além de organizações não-governamentais que atuam na defesa de direitos humanos ou órgãos do governo para os quais tais situações podem ser denunciadas. A cartilha está disponível no link http://www.nigs.ufsc.br/pdf/trotes_cartilha.pdf

Tags: violências sexistas