UFSC é representada por duas equipes no Desafio Solar Brasil-Florianópolis

10/02/2011 15:35

Equipe Vento Sul, bicampeã no Desafio Solar Brasil

Será realizado a partir de domingo (13/2), na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, uma nova edição do Desafio Solar Brasil. A competição, um campeonato de barcos elétricos abastecidos com energia solar,  inicia pela manhã, no Lagoa Iate Clube. A partir de 10h as equipes apresentam seus projetos. O Desafio Solar prossegue até 19 de fevereiro (veja cronograma).

O objetivo do Desafio Solar Brasil é estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias. A competição colabora também com a divulgação do potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros.

A UFSC terá duas equipes participando da primeira edição do Desafio Solar Brasil na capital catarinense. Uma delas é a Vento Sul, formada por estudantes e professores do campus de Florianópolis, anfitriã e responsável pela organização do evento. Por dois anos consecutivos esse grupo, vinculado ao Laboratório de Energia Solar do Departamento de Engenharia Mecânica, foi vencedor do Desafio Solar Brasil.

O outro grupo da Universidade Federal de Santa Catarina é a equipe Babitonga, do Curso de Engenharia de Mobilidade, campus de Joinville. Esse “time” concorre com a embarcação Babitonga, nome que faz referência à baía mais famosa da região Norte do Estado.

O Desafio Solar Brasil é inspirado no Frisian Solar Challenge, competição realizada a cada dois anos na Holanda. As edições brasileiras anteriores foram realizadas no estado do Rio de Janeiro. Entre os participantes da edição de Florianópolis estão também Arpoador – Polo Náutico UFRJ; Copacabana – Escola de Pescadores Cabo Frio; HL1 – Escola Técnica Henrique Lage; Mangue – Lafae UFRJ e VDC2 – Instituto Náutico de Paraty.

Mais informações:

Equipe Vento Sul: Tassio Simioni, fone (48) 9962-1696

Equipe Babitonga: professor Cristiano Vasconcelos Ferreira, fone (47) 9946-1051

Visite o blog  www.dsbflorianopolis.blogspot.com

Leia também: Entrevista com Cristiano Vasconcellos Ferreira, da Equipe Babitonga, de Joinville

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Tags: Desafio Solar Brasilenergia solar