Na Mídia: Vestibular – Dia para se concentrar na redação
O segundo dia do Vestibular 2011 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) registrou a falta de mais 427 alunos. Até ontem, 5.645 candidatos desistiram de fazer a prova, o que representa 16,17%, dos 34.910 inscritos. Ainda estão na disputa, que termina hoje, 29.265 estudantes. Hoje, os estudantes encaram quatro questões discursivas, mais a redação.
Para o presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), Júlio Szeremeta, o número de desistentes ficou dentro do esperado.
– Por ser o último vestibular do ano, imaginávamos um índice assim. Muitos candidatos já fizeram outros concursos e passaram.
De acordo com Szeremeta, por causa do calor – em Florianópolis os termômetros marcaram 33ºC – muitas pessoas precisaram de ajuda médica. Fora isso, nenhum outro incidente foi registrado.
O segundo dia teve 40 questões objetivas, dividas nas disciplinas de física, química, geografia e história. Na opinião geral dos alunos do Pré-Vestibular Gaia, a prova de física foi a mais difícil. Ela estava bem elaborada e tinha mais cálculo do que o de costume.
O coordenador Pré-Vestibular da UFSC e blogueiro do DC, Otávio Auler, ressalta que é importante dividir o tempo. As perguntas devem reunir mais de uma disciplina. A redação pode trazer temas como direitos humanos ou ligados à economia.
diario.com.br
No blog do professor Otávio Auler mais dicas em www.diario.com.br/otavioauler
Dicas de última hora |
A professora de redação Cyntia Silva preparou algumas dicas para se fazer uma boa redação, que tem peso 15 no vestibular da UFSC. Ela lembra que clareza, concisão e capricho são fundamentais. |
– Dê unidade às ideias levantadas e costure a redação com mecanismos de coesão e coerência. |
– Capriche na letra. Ela deve ser legível, pois o examinador precisa entender seu texto na primeira leitura. |
– Atenha-se às orientações e desenvolva uma redação conforme o gênero textual solicitado e ao número de linhas exigido. |
– Cuidado com as citações. Não copie trechos dos textos apresentados na coletânea que serviu de base para o tema, pois demonstra falta de originalidade. |
– Deu branco? Para desbloquear, é útil escrever de imediato um parágrafo a partir do qual os outros irão se desdobrar. Esse procedimento ajuda a gerar novas ideias sobre o assunto. |
– Não utilize expressões do tipo “eu penso”, “eu acho” ou “eu acredito”, pois são marcas de subjetividade. |
– Não apresente novos argumentos na conclusão, pois darão a falsa impressão ao leitor de que a redação prosseguirá. |
– No caso de uma carta argumentativa, ao colocar a assinatura crie um pseudônimo, pois, caso você coloque o próprio nome, a sua redação será anulada. |
– Ao final, procure construir uma conclusão. Justifique o título, que, em geral, surge quando você termina o texto. Mas, fique atento para não reproduzir nele o tema da redação. |
– Para costurar a conclusão, empregue expressões tais como: diante do que foi exposto; a partir dessas considerações; diante desse quadro; em vista disso; tudo o que foi dito; esse quadro; assim; isso significa; dessa forma, entre outras. |
ÚLTIMO DIA DE PROVA |
– Redação e quatro questões discursivas |
– A prova é das 14h às 18h |
– Os portões são fechados pontualmente às 13h45min |
– Os gabaritos estarão disponíveis amanhã, a partir das 9h, no site www.vestibular2011.ufsc.br |
– O resultado está previsto para sair no final de janeiro, após a publicação das notas do Enem |