Centro de Ciências da Educação homenageia Leda Scheibe com o Prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 anos

13/10/2010 16:49

Leda Scheibe: uma trajetória dedicada à educação

Leda Scheibe: uma trajetória dedicada à educação

Leda Scheibe é a escolhida pelo Centro de Ciências da Educação (CED) para receber o Prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 anos. No dia 5 de novembro, no auditório do Centro de Educação, a partir de 17h, ela participa da premiação que em junho deste ano homenageou Luiz Fernando Scheibe, seu marido, pesquisador indicado pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Ao todo, nove dos 11 professores que representarão cada um dos centros da Universidade já receberam a premiação, uma atividade integrada às comemorações dos 50 anos da UFSC (veja relação de pesquisadores destacados abaixo).

Professora emérita da UFSC, desde 1997 Leda Scheibe está aposentada pela UFSC. Mas engana-se quem se deixa levar pelo significado da palavra aposentada. A professora é vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED) e integra conselhos editoriais de periódicos na área da educação, como a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Faz também parte do Comitê Editorial da Revista Retratos da Escola, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

A doutora em Educação considera a proximidade com essa associação sindical importante. “Eu sempre fui uma militante”, deixa claro. Leda compõe o Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da Capes, que conta com a participação de 20 pessoas escolhidas para atuar em uma nova frente de formação dos professores da educação básica.

No período em que não está se dedicando aos conselhos, orienta teses de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC, como voluntária, e dissertações de mestrado na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Na universidade federal, os alunos podem agradecer também a ela a oportunidade de cursar o mestrado: em 1984, foi uma das fundadoras dessa pós-graduação junto ao Centro de Educação.

Suas linhas de pesquisa (formação de professores, educação, história e política, políticas públicas em educação) refletem o início da atividade profissional, ainda na graduação em História, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Como havia feito o Magistério, Leda conciliava a licenciatura com a postura de professora em uma escola primária, onde permaneceu por sete anos. Em 1967, um ano após concluir a graduação, mudou-se para a capital catarinense e por outros sete anos fez parte do grupo de professores do Colégio de Aplicação da UFSC. Nos anos seguintes, já como professora da universidade, ensinou as disciplinas de Didática e Prática de Ensino.

Em 1996, ano em que encerrou atuação como diretora do CED, Leda Scheibe compôs a Comissão de Especialistas do Curso de Pedagogia, uma parceria entre o Ministério da Educação e a Secretaria de Educação Superior. Por quatro anos, avaliou os cursos desta área no país, assim como ajudou na organização de novas diretrizes curriculares para a educação.

Nascida em Santa Maria (RS), a professora Leda marcou sua atuação por articular a pesquisa com a extensão. Orientou mais de 40 dissertações e teses, sua participação em conselhos editoriais lhe exige avaliar muitos artigos para publicação e é comum sua presença em bancas de apresentação de trabalhos, tanto da Pedagogia quanto de outros cursos. “Eu conheço todo mundo aqui”, explica Leda, enquanto sorri para pessoas que passam pelo Centro de Educação da UFSC, cumprimenta alunos e agenda compromissos. “Tenho muito que fazer. Não vai ser fácil me ‘des-envolver’ da educação”, diz satisfeita

Mais informações pelo e-mail lscheibe@uol.com.br ou telefone 48-32331228.

Por Claudia Mebs Nunes / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Saiba Mais:

Projetos de pesquisa atuais:

– Regulaciones sobre Formación Docente Inicial y Continua en el MERCOSUR – Brasil

– Justica, Êxito e Fracasso na Escola: o impacto sobre os processos de socialização e de construção das identidades profissionais dos professores em Santa Catarina [Projeto Brasil: São Paulo, Bahia e Santa Catarina – França (1950-2005).

– O cenário da formação inicial de professores para o ensino médio e anos finais do ensino fundamental em Santa Catarina

– A Adoção dos princípios do gerencialismo da gestão da educação na rede pública estadual de Santa Catarina

– Os cursos de Pedagogia no Estado de Santa Catarina: das políticas públicas à organização curricular

Prêmio Destaque Pesquisador

É um reconhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina a docentes da instituição por suas contribuições para o avanço do conhecimento e formação de recursos humanos. A atividade faz parte da agenda de comemoração dos 50 anos da UFSC.

De março a dezembro, 11 professores, coordenadores de importantes estudos em suas áreas, representantes dos 11 centros da instituição, receberão a distinção.

Professores premiados até setembro:

Raul Antelo (Centro de Comunicação e Expressão)

Wagner Figueiredo (Centro de Ciências Físicas Matemáticas)

Markus Vinícius Nahas (Centro de Desportos)

Ivete Simionatto (Centro Sócio-Econômico)

Luiz Fernando Scheibe (Centro de Filosofia e Ciências Humanas)

Antônio Carlos Wolkmer (Centro Ciências Jurídicas)

Jaime Fernando Ferreira (Centro de Ciências Agrárias)

Homenagens em Outubro:

Alacoque Lorenzini Erdmann (Centro de Ciências da Saúde)

– Leda Scheibe (Centro de Ciências da Educação)

Mais informações sobre o prêmio:

Professor Jorge Mário Campagnolo – Diretor de Projetos de Pesquisa

Fone: (48) 3721-9437

E-mail: campagnolo@reitoria.ufsc.br

Professor Ricardo Rüther –Diretor do Núcleo de Apoio e Acompanhamento

Fone: (48) 3721-9846

E-mail: ruther@reitoria.ufsc.br