Círculo de Leitura reúne escritores que almoçaram com Saramago em 1999

23/08/2010 09:33

Em agosto de 1999, menos de um ano após receber o Prêmio Nobel de Literatura em Estocolmo, na Suécia, o escritor português José Saramago era condecorado com o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, durante sua estada em Florianópolis, ele também arrumou tempo para um encontro com autores catarinenses, num restaurante em Sambaqui, e visitou a fortaleza de São José da Ponta Grossa, restaurada pela UFSC com apoio da Fundação Banco do Brasil.

Agora, dois meses após a morte do autor de “Memorial do convento”, “O ano da morte de Ricardo Reis”, “Jangada de pedra”, “O Evangelho segundo Jesus Cristo” e “Ensaio sobre a cegueira”, o Círculo de Leitura de Florianópolis volta a reunir os escritores que participaram daquele bate-papo para uma nova conversa, desta vez em memória a Saramago, às 18h, do dia 26 de agosto, quinta-feira, na sala Harry Laus da Biblioteca Universitária da UFSC. A ideia do criador do Círculo, poeta Alcides Buss, é que os presentes comentem a obra do autor lusitano, as repercussões que ela teve após o Nobel e o que ele publicou depois, nos últimos 10 anos de vida.

Entre os presentes naquele almoço estavam o próprio Alcides Buss, Salim Miguel, Flávio José Cardozo, Lauro Junkes, Sérgio da Costa Ramos, Fábio Brüggemann, Dennis Radünz, Artêmio Zanon, Carlos Damião e Paschoal Apóstolo Pitsica (já falecido), então presidente da Academia Catarinense de Letras. A conversa girou em torno de literatura, lusofonia, política e as mudanças que o Prêmio Nobel provocou na vida de José Saramago, um homem pouco dado a badalações e a exposições na mídia.

Em junho passado, no dia de sua morte, Salim Miguel – o único do grupo que conhecia a obra do escritor antes do sucesso que obteve nos anos 80 – disse a um jornal da Capital que “todos os que desejam um mundo mais solidário se sentem órfãos”. Cristóvão Tezza, também ouvido, qualificou Saramago como “o nome mais importante na língua portuguesa nos últimos 40 anos”.

O Círculo

Criado pelo poeta Alcides Buss, o Círculo de Leitura é um projeto que permite aos presentes discutirem informalmente sobre os livros que estejam lendo, as leituras do passado e as influências de outros autores sobre o seu trabalho. Escritores e jornalistas como Salim Miguel, Oldemar Olsen Jr., Fábio Brüggemann, Inês Mafra, Mário Pereira, Maicon Tenfen, Cleber Teixeira, Dennis Radünz, Rubens da Cunha, Renato Tapado, Raimundo Caruso, Nei Duclós, Marco Vasques, Zahidé Muzart, João Carlos Mosimann, Mário Prata, Tabajara Ruas e Rogério Pereira foram alguns dos participantes das etapas anteriores do projeto. Desta vez, sem um “convidado”, o tema da conversa serão as obras e as leituras que cada presente fez de José Saramago.

Mais informações podem ser obtidas com Alcides Buss, pelo fone (48) 9972-3045.

Por Paulo Clóvis Schmitz/jornalista na Agecom