Feira da Mandioca de Imbituba é organizada com ajuda de projetos da UFSC

22/06/2010 15:25

A 7ª feira da mandioca de Imbituba, evento organizado pelas cinco comunidades dos Areais da Ribanceira, área costeira e de restinga que concentra a produção agrícola da cidade, vai acontecer dos dias 24 a 27 de junho.

Os agricultores da região contaram pela primeira vez com a ajuda de projetos de extensão da UFSC para a preparação da feira, que inclui em sua programação palestras com os pesquisadores da universidade.

O laboratório de Ecologia Humana e Botânica do Departamento de Ecologia e Zoologia, e o Laboratório de Estudos do Espaço Rural (Labrural) do Departamento de Geografia realizam projetos de auxílio às famílias que vivem nos 200 hectares ameaçados pela fragilidade natural, baixa concentração de nutrientes no solo e pressões da especulação imobiliária. As pesquisas são fruto da parceria da UFSC com a Associação Comunitária Rural de Imbituba (Acordi) e pretendem colaborar com a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Areais da Ribanceira (RDS), planejada para incentivar as populações tradicionais a usar meios sustentáveis de exploração.

Apesar das dificuldades enfrentadas, o evento acontece todos os anos desde 2003. A entrada é gratuita e a programação se estende da manhã até a noite. Entre as atrações dessa edição há palestras sobre a comercialização e o manejo de produtos agrícolas, discussões sobre a questão fundiária em Santa Catarina, oficinas artesanais, filmes e apresentações de teatro, música e dança. “O destaque da feira é a inauguração de um engenho construído pelos agricultores. Isso vai complementar a renda da comunidade que também poderá produzir farinha”, explica o estudante de geografia e participante do projeto Nova Cartografia Social do Labrural, Daniel Assis Freitas.

De abrangência nacional, o projeto surgiu na Amazônia para dar voz aos grupos e associações que buscam reconhecimento de suas expressões culturais e territoriais – quilombolas, indígenas, faxinalenses, pescadores, artesãos – através de oficinas de cartografia.

Os sujeitos se envolvem na produção da sua cartografia social, ou seja, na documentação de suas formas de expressão oral, das narrativas e memórias do grupo, além da delimitação de suas áreas de ocupação. As informações são depois publicadas em forma de fascículos. Segundo Daniel, nos Areais da Ribanceira o processo está na sua fase final. “Para essas comunidades os fascículos vão representar instrumentos políticos. Eles poderão afirmar a legitimidade da ocupação da terra e de suas práticas culturais e agrícolas”, conta.

O Laboratório de Ecologia Humana e Botânica realiza atividades com ênfase na interação entre os agricultores e pescadores da área e os recursos disponíveis. As pesquisas com foco biológico vão desenvolver o conhecimento que os moradores têm das plantas nativas e do seu manejo. Além disso, estão previstos estudos sobre as variedades de mandioca. A bolsista do projeto Etnobotânica nos Areais da Ribanceira, Sofia Zank, diz que o laboratório participa da feira da mandioca há anos. “Nós somos parceiros da Acordi em algumas atividades, entre elas a feira. Ela é uma iniciativa da própria comunidade. A UFSC já participou de outras edições realizando palestras durante o evento. Este ano estamos auxiliando também na organização”, explica.

Para os interessados em participar haverá viagens de ônibus gratuitas até o local. As opções de ida são nos dias 24 de junho às 7h e 26 de junho às 7h e 8h. O ônibus estará em frente ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). As opções de retorno são nos dias 24 às 20h e 27 às 17h. Para as pessoas que quiserem acampar no local haverá área de camping próxima ao evento equipada com banheiros e chuveiros.

Por Ingrid Fagundez/Bolsista de Jornalismo na AGECOM

Mais informações:

– Laboratório de Ecologia Humana e Botânica:

Tel: 37219460

E-mail: ecoh@ccb.ufsc.br

Site: www.ecoh.ufsc.br

– Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos – NERU

Projeto Nova Cartografia Social

– Contato: Daniel Assis Freitas

Tel: 9942-2740

E-mail: danielassisfreitas@gmail.com

Programação da VII Feira da Mandioca

24/6 – quinta-feira

9h30min – 10h: Produção de Mandioca em Solos Arenosos – Augusto Carlos Pola – EPAGRI

10h – 10h30min: Promovendo a Agricultura de Grupo no Litoral Catarinense – CEPAGRO-Rede EcoVIDA

10h30min – 11h: Intervalo

11h – as 11h30min: Comercialização de Produtos Agroecológicos – Glaíco José Sell

13h – 14h – Oficina de Compostagem – CEPAGRO

14h – 14h30min– Experiências de Povos e Comunidades Tradicionais – Rede Puxirão

14h30min – 15h – Direitos do Povos e Comunidades Tradicionais –l

Aderval Costa Filho

16h – 17h – Questão Fundiária de Imbituba e SC – João Paulo Strapazzon – Sup. Regional do INCRA

17h15min – 18h30min – Missa Campal e Benção da fogueira de São João

20h – 21h: Abertura Oficial da VII Feira da Mandioca.

21h – 23h: Apresentação da Banda Gualberto Pereira e Grupos de Folclore Regional

25/6 – sexta-feira

9h – 10h30min: Projeto Nova Cartografia Social dos Povos de Comunidades Tradicionais do Brasil – Professor Nazareno José de Campos – UFSC; professor Clécio Azevedo – LabRURAL – UFSC; Raquel Mombelli – NUER – UFSC.

11h – 13h Brasil x Portugal – Exibido em Telão

14h – 15h Oficinas Artesanais – Balaios, Tarrafas, Chapéus, Renda de Bilro e Tear.

15h30min– 17h Inauguração do Engenho de Farinha, com participação de “Odilho, o Manézinho da Ilha”

18h30min – 21:00h – Filmes: Professor de Farinha – Diretor: Manuel Carvalho

Farinhada – Diretor: Ademir Damasco.

Terra para Rose – Diretora Tetê Moraes

21h – 22h – Folclore Regional – Dança peneira e Ratoeira – Grupo da Terceira Idade de Garopaba

22h – 23h – Apresentação de Odilho, o Manézinho da Ilha

Apresentação de Música Açoriana: NILERA e Banda

23h – Reggae e rock araranguá

26/6 – sábado

10h – 12h: O Papel das Comunidades Tradicionais no Uso e Conservação da Biodiversidade Local – Pesquisadores do Laboratório de Ecologia e Etnobotânica da UFSC.

15h – 15h45min: Os Movimentos Sociais e a reforma Agrária – Vilson Santim – MST

16h15min – 17h30min A visão Proutista para a liberdade e emancipação das comunidades tradicionais- Monge Jinanananda

20h – 22h:Apresentação de Dança de Ratoeira e Boi de Mamão.

22h: Bailão com grupo Harmonia

27/6 – domingo

12h – Almoço no Campo

14h – 16h – Oficinas Artesanais – Balaios, Tarrafas, Chapéus, Renda de Bilro e Tear.

16h: Apresentação de Teatro: Grupo Brigada Urbana Mítico/MST – Peça: Como Funciona a Sociedade.

17h – Sorteio da Rifa e Encerramento