UFSC cria comitê para racionalizar recursos

Uma das sugestões é aproveitar a luz solar e água da chuva
O grupo é formado ainda por Érico Porto Filho, da Seplan, Luiz Antonio Zenni, do Etusc, Lourival Pierre, da Prefeitura do Campus, Mário Kobus, Gabinete do Reitor e Marcelo Fontanella Webster, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRDHS). Também fazem parte do subcomitê os professores Fernando Soares Pinto Sant’Ana, Alina Gonçalves Santiago, Edson Bazzo e Roberto Lamberts.
O reitor destacou a necessidade de se padronizar as ações administrativas, lembrando que até então cada setor compra equipamento, realiza reforma, construção de prédios, entre outras coisas, sem que se tenha qualquer tipo de orientação. Por isso Prata recomendou que o grupo eleja as prioridades a serem atacadas imediatamente. Ele sugeriu a criação de mecanismos, por exemplo, para que as novas construções aproveitem melhor a luz solar e a água da chuva, assim como tenham medidores de energia elétrica exclusivos.
Mário Kobus salientou que os dirigentes da universidade são professores, médicos, engenheiros, que não têm formação especifica para administrar. Já o presidente do comitê, João Carlos dos Santos Fagundes, destacou a importância de se padronizar as ações na universidade, pois ela atende aproximadamente 42 mil pessoas, que não podem mais ser administradas sem critérios.
Fagundes ressaltou que vai ser necessário escolher padrões para utilização de recursos, o que envolve toda a comunidade universitária. Ele disse que a consolidação do comitê deve facilitar a vida da instituição e adiantou que as reuniões vão ser inicialmente periódicas para planejamento e eleição das áreas mais críticas.
Ele observou ainda que a expectativa para o encaminhamento de soluções para os problemas da universidade é grande e acredita que o avanço obtido com o resultado do trabalho do comitê vai ser bom, mas “primeiro temos que colocar a universidade dentro de normas seguras”.
Por José Antônio de Souza/jornalista na Agecom
Foto: Carolina Dantas/bolsista de Jornalismo na Agecom