Programa de aperfeiçoamento leva profissionais da mineração à França
Até 8 de setembro estão abertas as inscrições para concorrer a três bolsas de estudos na França, especificamente nas instituições do Centre d´Études Superieures et Matières Prémieres (Cesmat). O Cesmat firmou um convênio para Cooperação Técnica e Científica com a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), mediante o qual as duas instituições lançaram um programa de aperfeiçoamento para profissionais que atuem em Santa Catarina em atividades ligadas à mineração.
Podem se candidatar graduados em Geologia, Engenharia de Minas, Ciências Agrárias ou Ciências Ambientais que tenham mestrado ou pós-graduação superior na área de abrangência da Chamada Pública 006/2009. Os autores dos melhores projetos de pesquisa que preencherem os demais requisitos da chamada receberão passagens aéreas para ir à França (e voltar ao Brasil), além de cotas mensais de R$ 3.260 para permanecer naquela nação, por até um ano.
A ajuda financeira totaliza R$125.448,24 e será repassada pela Fapesc. Em contrapartida, o Cesmat bancará os cursos nas suas escolas, o acompanhamento acadêmico e os custos com deslocamentos dos bolsistas, para fins pedagógicos. “Este Centro de Estudos é formado pelas respeitadas Grandes Écoles da França”, salienta a Coordenadora Geral da Cooperação Internacional da Fapesc, Professora Sonia Pereira Laus.
Os cursos oferecidos iniciam em 1 de outubro de 2009. Os interessados deverão consultar o Edital 06/2009 no site www.fapesc.sc.gov.br e buscar informações sobre os diversos cursos oferecidos na página www.cesmat.asso.fr (textos em francês, inglês e espanhol).
Para mais informações, contatar Sonia Laus, pelo e-mail sonialaus@fapesc.sc.gov.br no fone 3215-1232, das 13 às 19 horas.
Por Heloísa Dallanhol/ Assessoria de COmunicação da Fapesc