UFSC cria Núcleo de Estudos Japoneses

25/06/2009 15:44

A Universidade Federal de Santa Catarina vem intensificando o aprendizado da cultura oriental através do Núcleo de Estudos Japoneses (NEJap), vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O grupo, fundado há duas semanas, foi oficializado na quarta-feira, dia 24 de junho, em cerimônia realizada no CFH.

O NEJap surgiu por iniciativa de um grupo interdisciplinar da UFSC, que busca disseminar a cultura e os costumes japoneses através da publicação de periódicos, tradução de obras, pesquisas históricas e criação de vínculos com outras instituições do país. O grupo conta com o apoio do Núcleo de Estudos Asiáticos da universidade.

Os trabalhos do grupo vão além dessas atividades. O NEJap apoia o curso de cultura e língua japonesa, inédito em Santa Catarina e diferenciado em sua metodologia. Atualmente com três turmas, além das aulas regulares, os estudantes participam de saídas de campo, participações em eventos, palestras e exibições de obras do cinema japonês. Para ampliar suas atividades, no segundo semestre de 2009, será criado o curso de cultura e língua coreana, também único no Estado.

Os cursos funcionarão como atividade extracurricular, assim como as aulas de outras línguas na universidade. Serão disponibilizadas 20 vagas por turma. Os interessados devem realizar a matrícula on-line através do site www.cce.ufsc.br/extra durante a primeira semana letiva do segundo semestre.

Mais informações com Rafael Burato, professor do curso de língua e cultura japonesa através do e-mail buratoufsc@gmail.com

Por Paulo Rocha/bolsista de jornalismo da Agecom