Semana temática discute ´O SUS e o cidadão`
Está sendo realizada esta semana (24 a 27 de março), na Unidade de Saúde do Saco Grande, a semana temática ´O SUS e o cidadão`. A promoção é da própria unidade, em conjunto com os residentes em Saúde da Família da UFSC. O objetivo é mobilizar a comunidade para uma reflexão a respeito do SUS e o papel do Programa Saúde em Família dentro desse sistema.
O encontro vai promover a discussão sobre o Sistema Único de Saúde, sua história e o controle social, além de divulgar os “20 anos do SUS que deu certo”. Serão também exibidos os filmes, ´Políticas Públicas de Saúde no Brasil` e ´Sicko´. Haverá ainda exposição da linha do tempo do SUS e sua história, além de apresentação musicalizada do cordel ´O dia em que o SUS visitou o cidadão` (todas as manhãs às 10h e todas as tardes às 15h).
Após as atividades nas salas de espera serão realizadas rodas de conversa com os usuários. Durante a semana também serão colhidos
depoimentos sobre a Unidade de Saúde do Saco Grande para a produção de um documentário a ser exibido no fechamento do encontro, em roda de conversa com a participação do professor Marco Da Ros, da UFSC, de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, da comunidade e suas entidades representativas.
Na sexta-feira, 27/3, o grupo organiza uma conversa com integrantes da coordenação da residência, representantes da Secretaria de Saúde de Florianópolis, entidades comunitárias, líderes políticos e comunitários.
Humanização
Já foram realizadas três semanas temáticas. O trabalho é baseado nos princípios do SUS e da Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS -Modelo em Defesa da Vida). As ações são orientadas pelo planejamento estratégico participativo, sendo avaliadas permanentemente.
O trabalho busca minimizar a demanda reprimida por meio de grupos de atenção às necessidades dos usuários, atenção às sua necessidades e acolhimento de urgências. De acordo com os participantes, a meta é garantir momentos permanentes de diálogo, que busquem construir redes de solidariedade e promovam a cidadania, a autonomia e o controle social. Além disso, várias atividades de prevenção e promoção de saúde têm sido organizadas e mantidas. Entre elas, grupos de educação em saúde, brinquedoteca, trabalho em sala de espera e atividades na comunidade.
Mais informações: Jimeny Pereira, e-mail: jimeny_@hotmail.com