Déficit provoca fechamento de livraria no Centro de Cultura

17/11/2008 15:33

O gerente administrativo da Fundação de Ensino de Engenharia de Santa Catarina (Feesc), Josemar Muller, informou nesta sexta-feira que o fechamento da filial da Livraria Convivência no Centro de Cultura e Eventos da UFSC foi provocado pela falta de retorno dos investimentos realizados pela fundação na loja. Desde a mudança da filial no final de 2004, que ficava no Centro de Convivência, a livraria apresentou déficit crescente em todos os anos, sendo cerca de R$240 mil apenas de janeiro a agosto deste ano.

Josemar conta que, para a instalação da filial, a Feesc investiu cerca de R$800 mil entre aluguéis e infra-estrutura no espaço, que está cedido à fundação até 2024. Entretanto, de acordo com o gerente, o aumento da comercialização de livros pela internet e a falta de uma distribuidora própria – que impede a Convivência de adquirir títulos diretamente de algumas editoras – contribuíram para a falta de retorno. “Nosso diferencial é o ponto, não temos um preço competitivo”, afirma.

Com o fechamento da unidade, o vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva autorizou a fundação a licitar o espaço para outra livraria, mas prazo do primeiro edital terminou na semana passada sem nenhum inscrito. Segundo Josemar, algumas livrarias se interessaram na concorrência, mas, com a crise econômica mundial, não quiseram se arriscar. Outro edital deve ser lançado em breve.

O estoque retirado da filial da livraria no Centro de Cultura e Eventos, que também continha artigos de papelaria, está em um depósito e será vendido futuramente em promoções, afirmou o gerente.

A Livraria Convivência é administrada pela Feesc, uma instituição sem fins lucrativos que atua na UFSC gerenciando projetos de pesquisa na área de engenharia.

Por Júlio Ettore Suriano/ Bolsista de Jornalismo na Agecom