Administração discute assiduidade e valorização do serviço público
Aprofundando o tema debatido pela manhã no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) com os diretores de unidades administrativas, o reitor Alvaro Prata dialogou com os diretores administrativos hoje à tarde (28) na Sala dos Conselhos sobre a questão da assiduidade e do cumprimento dos horários na UFSC. “Gostaria de ouvi-los e dividir essa responsabilidade com vocês”, assinalou. Os 40 diretores presentes apresentaram sugestões e propostas para buscar a melhor solução para o problema detectado pela Controladoria Geral da União. Uma das idéias levantadas é a adoção de um controle positivo através da chefia imediata. “Queremos ser um exemplo para a sociedade. Não é correto nós nos servirmos da Universidade. Nós devemos, isto sim, servir à Universidade”, sublinhou Prata. Todavia, o assunto é polêmico e voltará à pauta.
O reitor Alvaro Prata, acompanhado do chefe do Gabinete e pró-reitores, também reforçou o convite à participação da comunidade universitária, com especial envolvimento dos diretores, da comemoração dos 48 anos de criação da UFSC. No dia 18, a partir das 18 horas, no Centro de Cultura e Eventos, acontecerá a entrega do prêmio Amigo da UFSC. A Universidade distinguirá três servidores técnico-administrativos, três professores e três instituições parceiras. Igualmente serão homenageados aqueles que se aposentaram no decorrer de 2008. Os demais aposentados serão contemplados com uma placa representativa à Associação dos Aposentados e Pensionistas (Apopen). A criação da UFSC será ainda marcada com um concerto de Natal.
Além dessas questões, a Reitoria colheu opiniões e sugestões sobre o futuro horário de verão. A decisão será comunicada no decorrer da próxima semana, com a volta do vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva, que está presente no encontro das universidades que integram o Grupo de Coimbra.
Os diretores administrativos foram convidados a comparecer na segunda-feira, dia 1º de dezembro, das 8h30min às 18 horas, no hotel Maria do Mar, em Florianópolis, ao Seminário de Planejamento e Gestão Estratégicos na UFSC. No evento, além de uma conferência do reitor sobre os Princípios e Valores para a UFSC do Século XXI, os cerca de 150 presentes terão oportunidade de ouvir experiências bem sucedidas em outras universidades e instituições nacionais. Está prevista, por exemplo, uma mesa redonda sobre os Desafios para a Implementação de Processos de Planejamento e Gestão Estratégicos em uma Instituição Federal de Ensino Superior.
Fotos: Paulo Roberto Noronha