7ª Sepex: estande promove saúde bucal na infância

20/10/2008 17:20

Histórias, teatros e filmes relacionados à saúde bucal na infância farão parte do estande ‘Promoção de saúde bucal em crianças’, direcionado também a acompanhantes e professores. Com o objetivo de apresentar informações sobre a prevenção de doenças da boca, gengiva e dentes, o espaço terá ainda demonstrações de escovação e a distribuição de folhetos informativos.

As atividades lúdicas serão promovidas por alunos de graduação e pós-graduação em Odontologia da UFSC, sob orientação da professora Ines Beatriz da Silva Rath. Os próprios estudantes apresentarão os teatros e as histórias, que irão abordar temas como cáries e gengivites, e orientarão o público, buscando sempre estimular a adoção de hábitos mais saudáveis relacionados à saúde bucal.

Levando esclarecimentos à população, os organizadores pretendem contribuir para evitar que as crianças sofram, por exemplo, com cáries e a eventual perda precoce dos dentes de leite, o que prejudica a dentição permanente. Esses são os dois maiores problemas observados por Ines nesta faixa etária. Decorrem, muitas vezes, da falta de informação ou dificuldade de acesso a serviços odontológicos.

O estande ´Promoção de saúde bucal em crianças’ já participou de diversos eventos. Exposto na Sepex em 2004, 2005 e 2006, também já foi montado no Sesc, em 2005, e na Semana da Odontologia, no Largo da Alfândega, em 2006. Relembrando experiências passadas, a coordenadora diz que a interação do público é marcante: “As crianças se interessam, fazem perguntas, gostam das atividades. Da mesma forma, os pais se mostram receptivos e aproveitam a oportunidade para tirar dúvidas”.

Os estudantes de Odontologia, por sua vez, têm a oportunidade de atuar em um ambiente diferente das salas de aula e laboratórios e entrar em contato com diversas áreas da saúde. O projeto estimula também o trabalho em equipes, o espírito de solidariedade e atenção humanizada à criança e família. “Além disso, a interação entre alunos de graduação e Pós-Graduação traz benefícios a todos. Os graduandos aprendem com os Pós-Graduandos, ao mesmo tempo em que estes desenvolvem habilidades na docência e pesquisa”, afirma.

Inês coordena também um projeto de extensão que leva orientações sobre saúde bucal a crianças internadas na Enfermaria Pediátrica do Hospital Universitário. Participam alunos de graduação, esclarecendo crianças e pais sobre higiene bucal, e alunos de Pós-Graduação em Odontologia em Saúde Coletiva, fornecendo atendimento odontológico quando necessário.

Mais Informações:Ines Beatriz da Silva Rath : 3721 – 9532 ou ibrath@gmail.com

Por Isis Dassow/ Bolsista de Jornalismo na Agecom