UFSC começa a definir planejamento institucional

Foto: Jones Bastos / Agecom
Com a função de assessorar a Reitoria e desenvolver um programa de planejamento institucional, o Grupo de Trabalho está ouvindo todas as pró-reitorias, instâncias e segmentos da Universidade. O reitor Alvaro Prata busca, dessa forma, dar conseqüência à plataforma do projeto UFSC do Século XXI, vitoriosa na eleição para reitor.
O Grupo de Planejamento tem a seguinte composição: Luiz Alberton, Augusto Humberto Bruciapaglia, Ildemar Decker, Cláudia Simões, Elizabete Flausino, Edson Melo e Mário Steindel.
O chefe do Gabinete do Reitor, José Carlos Petrus, destacou as incumbências políticas e burocráticas da Reitoria, bem como falou das propostas e mudanças futuras e em andamento.
O auditor Audi Luiz Vieira detalhou o funcionamento dos sistemas de controle interno e externo, alertando os presentes sobre a obediência aos trâmites jurídicos e legais. Questões como autonomia universitária, licitações, fundações e vestibular enriqueceram os debates.
Arnaldo Podestá, ouvidor reconduzido na atual Gestão, informou que a comunidade universitária está cada vez mais atenta, lembrando que as reclamações são oriundas dos três segmentos (servidores, alunos e professores), contemplando também pessoas externas à Universidade.
Em nome da Agência de Comunicação (Agecom), o jornalista Moacir Loth fez um resumo das atividades e planos previstos no âmbito da Política Pública de Comunicação vigente na UFSC. Diante das perguntas e dúvidas do Grupo de Planejamento, a direção da Agecom teve a oportunidade de esclarecer e defender a comunicação como área estratégica.
Com a missão de estabelecer o planejamento institucional, a equipe liderada pelo professor Luiz Alberton tem praticamente caráter permanente. A Reitoria está preparando uma portaria instituindo o Grupo e nomeando os seus integrantes.