Começa a Pré-Semana do Jornalismo

08/09/2008 17:53

A partir desta segunda-feira, 8 de setembro, o Centro Acadêmico Livre de Jornalismo Adelmo Genro Filho e a organização da VII Semana do Jornalismo da UFSC realizam inscrições para minicursos, sebo de livros novos e usados, debate sobre estágio e lançamento de uma revista produzida para o evento.

O lançamento da Semana Revista, publicação voltada para os temas que estarão em debate durante a semana acadêmica do curso será nesta segunda-feira, às 18h30, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. Na ocasião, haverá uma conversa sobre os direitos dos alunos nos estágios, com os professores Francisco Karam e Sergio Mattos.

As inscrições para os minicursos serão de 8 a 12 de setembro, no site http://www.semanadojornalismo.ufsc.br/. Os temas são: jornalismo investigativo, curta-documentário, jornalismo de moda, documentários fotográficos, atualização gramatical, charges, jornalismo de turismo, narrativas jornalísticas e mais dois a confirmar. A participação é gratuita e aberta a interessados.

Um sebo com livros novos e semi-novos estará montado no CCE. As obras foram doadas por alunos, professores e pela Editora da UFSC para auxiliar na idealização da Semana.

Revista

É a primeira vez, em sete edições, que a organização da semana produz um veículo totalmente voltado para o conteúdo do evento. A Semana Revista traz entrevistas, artigos, perfis, reportagens, resenhas e dicas de livros. Feita por alunos de todas as fases, ela pretende instigar os interessados em participar da VII Semana do Jornalismo. “O objetivo é aprofundar a discussão dos temas, apresentar alguns convidados e preparar os alunos para fazer questionamentos nas mesas e palestras”, diz Fernanda Dutra, aluna coordenadora editorial da revista. Os 3000 exemplares serão distribuídos gratuitamente após o seu lançamento e para os participantes nos dias da programação.

A equipe contou com o empenho de 30 estudantes de todas as fases, que atuaram como repórteres, escritores, editores, revisores e diagramadores. “O importante é que desde o início da produção, os alunos se envolveram bastante. Foi uma oportunidade de colocar em prática o que aprendemos. Foi um trabalho enorme, mas muito bom”, afirma Fernanda. Também colaboraram com artigos a professora doutora da USP Mayra Rodrigues Gomes e o jornalista Upiara Boschi, do jornal A Notícia. Os ilustradores Alexandre Tcheto, Felipe Parucci, Guilherme Costa, João Paulo Bernardes e Marina Kinas auxiliaram no visual. A coordenação gráfica ficou por conta da aluna Flávia Schiochet.

Conversa sobre estágio

Notando que os alunos tinham muitas dúvidas sobre o assunto e não encontravam espaço para discuti-lo, o CALJ – Centro Acadêmico Livre de Jornalismo Adelmo Genro Filho junto à organização da VII Semana do Jornalismo resolveu realizar uma palestra sobre o estágio na área. O professor de Legislação e Ética Francisco Karam fará esclarecimentos em relação à lei. O coordenador de estágio do curso de jornalismo da UFSC, professor Sergio Mattos, contribuirá com dados sobre a realidade dos alunos nessa questão. O secretário de representação da gestão Lego (2007-2008) do CALJ, Júlio Nascimento, será o mediador do debate. Os presentes poderão fazer perguntas aos docentes convidados.

VII Semana do Jornalismo

A Semana do Jornalismo é um evento gratuito organizado por alunos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. De 15 a 19 de setembro, serão realizadas palestras, minicursos teóricos e práticos e exibições de documentários e trabalhos de conclusão de curso. A sétima edição promete inovar no formato. A principal mudança será o maior enfoque no conteúdo das discussões, com cinco mesas redondas. A inscrição é necessária apenas para os minicursos e a programação será transmitida pela internet no site
http://www.semanadojornalismo.ufsc.br/.

As discussões das mesas são: a informação e o entretenimento no jornalismo esportivo, o suicídio como notícia, a cobertura eleitoral, os limites do jornalismo investigativo e o Conselho Federal do Jornalismo. Entre os participantes, estão os jornalistas Arthur Dapieve, Fausto Macedo, José Geraldo Couto, Marcelo Ferla, Roger Rodriguez e Sergio Murillo de Andrade.

A semana conta ainda com a presença de convidados renomados para palestras. Fred Melo Paiva falará sobre jornalismo cultural; Ruy Castro, sobre biografia e crônicas, a professora Cremilda Medina (USP, sobre graduação em jornalismo; e o apresentador do CQC (Band) Marcelo Tas e o diretor Diego Barredo abordarão assuntos relacionados ao programa.

Mais informações no site www.semanadojornalismo.ufsc.br, pelo e-mail perguntasdasemana@gmail.com ou com Juliana Sakae (9609-6772) e Adriana Seguro (9917-2353).

Fonte: Assessoria de Imprensa da VII Semana do Jornalismo da UFSC