EdUFSC tem novo diretor executivo

13/05/2008 16:14

Luiz Henrique Dutra (à direita)

Luiz Henrique Dutra (à direita)

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) está com novo diretor executivo. Em solenidade realizada hoje, dia 13, às 14 horas, no Espaço Cruz e Sousa (térreo da Editora), assumiu o professor e filósofo Luiz Henrique Dutra no lugar do escritor Alcides Buss. A solenidade foi presidida pela secretária de Cultura e Arte, professora Maria de Lourdes Alves Borges, que fez a defesa de uma “Universidade culta, ousada, atuante e livre”, conforme os ideais assumidos pelo reitor Alvaro Toubes Prata.

Buss deixa o cargo após quase duas décadas. A EdUFSC é hoje uma das cinco melhores editoras universitárias do País. Ao longo dos últimos 26 anos publicou mais de mil títulos. Luiz Henrique Dutra é professor do Departamento de Filosofia da UFSC e pesquisador do CNPq. Doutor pela Unicamp, integrou o Conselho Editorial da EdUFSC. Publicou recentemente o livro Oposições filosóficas – A epistemologia e suas polêmicas (EdUFSC, Série Geral, 194 páginas).

Luiz Henrique prometeu dar continuidade ao “excelente trabalho que a EdUFSC vem desenvolvendo”. Neste sentido, reconheceu a qualidade da direção e da equipe. Alcides Buss destacou que a nova direção “pega um barco em boas condições e no azul”. Lembrou ainda a liderança nacional conquistada através do empenho da equipe.

Com a nova estrutura implantada na Gestão do reitor Alvaro Prata, a editora passou a integrar a recém-criada Secretaria de Cultura e Arte. Sob o mesmo guarda-chuva ficam também o Departamento de Cultura e Eventos (Luiz Roberto Barbosa), o Departamento Artístico Cultural (José Nunes Pires) e o Museu Universitário (Tereza Fossari).

Tereza Fossari assume Museu Universitário

Tereza Fossari (à esquerda)

Tereza Fossari (à esquerda)

Aproveitando a solenidade marcada para o Espaço Cruz e Sousa, no térreo da Editora, a secretária de Cultura e Arte, Maria de Lourdes Alves Borges, também empossou a nova diretora do Museu Universitário, Tereza Fossari.

Tereza, que já foi diretora do Museu, substituiu o museólogo Gelci José Coelho, o Peninha. Segundo a secretária, a nova diretora, além de unir a equipe, terá missão de reaproximar o museu do Departamento de Antropologia da UFSC. “Vou fazer a vontade da equipe”, sublinhou Tereza.

Textos: Moacir Loth (Agecom)

Fotos: Paulo Roberto Noronha (Agecom)