Dia Internacional dos Museus é celebrado 18 de maio

16/05/2008 16:19

Quase todos os museus promovem em 18 de maio uma programação especial. Alguns têm portas abertas, outros dão espaço a discussões científicas.

Este é um evento que vem acontecendo desde 1977, com uma programação anual do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Todo ano é enfatizado algum tema. Neste ano o tema será ´Museu como Agente de Mudança Social e Desenvolvimento`.

O ICOM foi criado em 1946. É uma organização não-governamental que mantém relações formais com a Unesco, executando parte de seu programa para museus, tendo status consultivo no Conselho Econômico e Social da ONU.

Museu Universitário

Fachada do pavilhão de exposições do MU

Fachada do pavilhão de exposições do MU

A reserva técnica do Museu se encontra em padrão de excelência, com equipamentos para climatização já adquiridos, sistemas de segurança contra incêndio e roubo, além de pessoal qualificado.

A previsão é finalizar o prédio até meados de 2009 para inaugurar o novo Pavilhão de Exposições com mais de 1.000 m² de área. O espaço será muito importante no âmbito da região sul, como um lugar privilegiado para receber exposições.

A equipe técnica do Museu Universitário tomou a decisão de preservar o acervo e só expor com as necessárias condições ambientais. Por não terem sido tomadas estas medidas anteriormente, entre outras atividades, Cristina Castellano, atual diretora da Divisão de Museologia do Museu Universitário, passou dois anos em Cuba restaurando parte do acervo de Franklin Cascaes.

Centenário de Franklin Cascaes

Reserva técnica do MU - fotos: acervo do MU

Reserva técnica do MU - fotos: acervo do MU

Detentor do precioso acervo do artista, o Museu vai expor desenhos e esculturas de Cascaes, na Galeria de Arte da UFSC, por ocasião do III Fórum Nacional de Museus que será realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC de 7 a 11 de julho de 2008. A exposição deverá ficar aberta à visitação em torno de 20 dias.

A última vez que as obras de Cascaes foram expostas na UFSC, foi no ano de 2006, também na Galeria de Arte. Sendo o ano do centenário do artista vários eventos e mostras estão programados até o fim de 2008.

Por Alita Diana / Jornalista da Agecom